/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 18-12-2025

18/12/2025 - 00h27min

Por Raul Petry

PODEMOS
O partido Podemos se reuniu na noite de quarta-feira no CTG Sentinela da Tradição para receber o secretário do Turismo do governo do Estado. Estiveram presentes lideranças de 16 municípios da região. Foram proferidas frases de conteúdo erudito, tipo “preparação para o próximo ciclo eleitoral”. A atividade faz parte da estratégia estadual de fortalecimento partidário e preparação para o próximo ciclo eleitoral. O Podemos tem por objetivo eleger dois deputados federais e três vezes mais na Assembleia Legislativa.

PRESENÇAS
Várias autoridades a nível de Estado e da região compareceram. Vereadores de Estância Velha, São José do Hortêncio e Ivoti. Aliás, os três que têm cadeira na Câmara Municipal estiveram presentes. Ivanir Mees, Rodrigo Erhart e Márcio Guth, além de Paulo Kunzler de São José do Hortêncio e Otávio Luft de Estância Velha. Só pelo número de vereadores que o Podemos tem em Ivoti já justificou o encontro na cidade. Trata-se da segunda maior bancada. Duas ex-prefeitas, Corinha Molling de Sapiranga e Ivete Grade de Estância Velha estavam aqui.

AFIANDO
O mundo político está se organizando e todo mundo sabe porque. No ano que vem tem eleições e são as eleições que garantem a sobrevivência de um partido. Como em tudo na vida, novos partidos crescem e velhos caem. O PSDB, por exemplo, passou a viver num ostracismo momentâneo depois de ter sido uma das maiores forças do Brasil. O governador Eduardo Leite e o prefeito de Estância Velha são dois novos nomes do PSDB estadual.

AS VOLTAS
O encontro serviu para a posse da nova Executiva do Podemos de Ivoti. Assumiu a presidência do partido, o ex-vice-prefeito de Ivoti, Beto Schneider. Ele está aparentemente fora da política, mas só aparentemente. Beto gosta da política e não consegue ficar longe. Na eleição municipal não se envolveu muito ou praticamente nada. Ele é empresário e a política não é uma boa para empresários. Política e negócios não combinam, dependendo do negócio.

MERCADO
Se o teu mercado é fora daqui, se você não tem clientes na cidade e redondezas, não tem problema. O negócio pode funcionar bem mesmo você sendo um político local. Vendendo pra China, o negócio não vai ter implicância na política local. Na política você toma partido e perde clientes como no caso de Beto, que é proprietário de uma funerária bem sucedida. Não dá pra colocar o negócio em jogo por causa da política.

GUTH
O vereador Marcio Guth foi o único que votou contra a Mesa Diretora eleita para o ano que vem e que tem Marli Heinle Gehm na presidência. Mesmo sendo secreto, foi Marco Guth que disse não. Ser presidente da Câmara para Marli não é nenhuma novidade. Novidade mesmo é o prefeito em exercício Alexandre dos Santos. Ele não tem nem perto da vivência na política como Marli, mas ganhou dela no voto em 2020.

Sair da versão mobile