/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Panela de Pressão – 19/07/2024

19/07/2024 - 11h52min

ASFALTO

Esta campanha eleitoral vai fi car boa. Ela esquentou de vez. A administração municipal anunciou o asfaltamento de 54 ruas e a oposição acusa o prefeito de politicagem. De fato, na véspera da eleição, fazer uma batelada de asfalto é sinal de que o prefeito estava de olho na eleição. Não tem como ele negar que as obras não são eleitoreiras. O que ele pode alegar é que todo mundo faz isso. Aí concordo plenamente. Não tinha dinheiro para nada e agora, de repente, apareceu o dinheiro.

POLITIQUEIROS

Os políticos que deixam as obras todas para o último ano são conhecidos como politiqueiros. Sem dúvida, é uma decisão política, deixar obras para os últimos meses antes das eleições. Não dá para acusar Martin de fazer politicagem, mas, ao mesmo tempo, também não dá para negar. Ele fez obras ao longo de todo o mandato inclusive asfaltou várias ruas nos primeiros anos desta legislatura. Só que o grosso está sendo feito agora. Não dá para negar que asfaltamento de ruas não dá voto. Outra obra prevista para este ano era o Centro de Especialidades. A burocracia impediu que fosse inaugurado.

EXEMPLO

O falecido prefeito de Hortêncio, Clóvis Schaeffer, deixou grande parte das obras para o último ano. Como é oriundo da iniciativa privada, não se deu conta das amarras na coisa pública. Tinha cinco grandes obras para inaugurar e a ideia era inaugurar tudo antes das eleições. Sabem o que aconteceu? Não conseguiu terminar nenhuma. Todas foram inauguradas no finalzinho do ano e perdeu a eleição.

BOA ADMINISTRAÇÃO

A boa gestão feita pelo prefeito não é negada por ninguém. Só que tem um detalhe. Entrou muito dinheiro nos cofres das Prefeituras de uns anos para cá e o prefeito que não faz chover só se for muito ruim. Antigamente os prefeitos choravam os 4 anos por falta de dinheiro. Hoje em dia não se ouve ninguém lamentar que não tem dinheiro. Na hora de avaliar o desempenho do prefeito, se comparado com os mais antigos, tem que se levar em consideração o aumento considerável da receita. Martin costuma dizer que pegou a administração tendo que pagar dívidas. Só que ninguém tem notícias de que dívidas ele fala porque a antecessora jura que não deixou dívida. Ou, então, Satoshi fez dívidas nos três meses em que foi prefeito.

CHAPA

Na verdade, esquentou a chapa. A eleição ganhou um novo ingrediente, que é o pré-candidato Valdir Ludwig, que desembarcou como candidato a prefeito pelo PP e já está em plena campanha eleitoral. Martin fala a verdade quando confessa que tinha que tentar um novo nome, porque com aqueles que tinha não ganharia de Maria. A peleia talvez agora ficou mais parelha, embora Maria ainda seja ligeiramente favorita.

Sair da versão mobile