Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 19-09-2025
Por Raul Petry
VAGAS
Notícia de hoje. Brasil tem um total de 6 milhões de vagas. Durma com um barulho desses! Em todo Brasil estão pedindo vagas e não aparece ninguém para trabalhar. Falta gente para trabalhar ao mesmo tempo em que tem 6 milhões de desempregados. Esta conta não fecha. Por certo não deveria ter ninguém desempregado. As empresas todas clamam por mão de obra que não existe.
IMPRESSIONA
Ontem teci algumas considerações sobre os empregos. O governo divulga todos os meses quantas pessoas foram demitidas e quantas foram admitidas no mês anterior. Não é o primeiro ano. Ivoti mantém uma regularidade impressionante. O saldo este ano está positivo e não ficou negativo em nenhum mês.
ANO
De janeiro a julho foram criados 297 empregos em Ivoti. Comparado com o município vizinho de Dois Irmãos fomos muito bem. Em Dois Irmãos o dado é negativo, com 27 perdas de empregos no ano, praticamente os dados não se movimentaram, estão hoje iguais a dezembro do ano passado. Uma explosão de empregos se deu mesmo em Estância Velha, com a criação de 473 novas vagas. Nova Petrópolis também ficou positiva com a criação de 99 empregos formais neste ano.
SEMANA FARROUPILHA
O que chama a atenção é a Semana Farroupilha. Pelo que se vê parece que não há o mesmo entusiasmo pela data do que em anos passados. Talvez a situação política do país implique num arrefecimento de ânimos no povo. Não resta dúvidas de que as notícias vindas da política nacional abalam o estado de ânimo das pessoas. Não tem como ficar alheio ao que está acontecendo. Enfim, somos um país pacífico, que via de regra não é afeito a criar problemas políticos tão agudos como desta vez.
REFLEXOS
Os reflexos são sentidos por aqui desde o mês passado, quando entrou em vigor o tarifaço de Trump, que aplicou sobre certos produtos a tarifa de 50% nas vendas para os Estados Unidos. Aqui em Ivoti uma empresa dispensou funcionários. Um container de exportação de couro voltou do porto em agosto, por causa do imposto de exportação pago para vendas aos americanos. Isso cria problemas e mais problemas. Exportamos 25% de toda nossa exportação para os Estados Unidos. Por outro lado, os EUA só importam 2% do Brasil. Não tem como ganhar esta guerra.
CAIXEIRO VIAJANTE
Antigamente se chamava de caixeiro viajante os vendedores que pegavam suas amostras de produtos para vender e saíam país afora. O nosso caixeiro viajante parece ser o prefeito Valdir Ludwig, Neste aspecto é muito parecido com a ex-prefeita, que também tinha este condão de buscar recursos nas outras esferas de governo. Neste interregno de tempo, o prefeito que ocupou a Prefeitura não tinha esta mesma iniciativa em igual intensidade e trouxe menos recursos de fora. Agora o jogo mudou de novo.
