Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 20-08-2025
Por Raul Petry
IVOTCHÊ
Vem aí a 1ª Ivotchê, de 5 a 7 de setembro, no Núcleo de Casas de Enxaimel de Ivoti. Trata-se da 1ª edição, com início às 10 horas. O novo evento celebra a gastronomia, cultura gaúcha e produtos típicos. É um evento promovido pela Prefeitura Municipal na esteira do Festival da Cachaça e na véspera do 20 de Setembro, a data do gaúcho. Tem tudo para dar certo.
APROVADO
Na última segunda-feira foi aprovado o Projeto de Lei mais polêmico dos últimos tempos em Ivoti. Sua trajetória de três meses foi errática do começo ao fim, tipo, o sujeito planta uma melancia e nasce uma abóbora. O que esperar de um projeto cuja explicação do Executivo sempre foi dúbia do começo ao fim. Não olhei ainda, nem sei o que foi aprovado, se foi com a emenda de Rodrigo ou se pintaram novas emendas. O que sei é que a população vai pagar mais um imposto novo, por mais que não se queira chamar de imposto.
DUAS VEZES
Se vem de cima para baixo, se o povo é obrigado a pagar algum valor para o poder público, isso se chama imposto. Justamente por isso se chama imposto, porque as pessoas são obrigadas a pagar. No Brasil é assim, você paga os impostos regulares para ter segurança, saúde, infraestrutura, educação e por aí vai. Pouco disso o povo dispõe. Para ter estradas ao menos decentes você paga pedágio. Na hora do curso superior, 80% dos estudantes pagam para estudar. Para não morrer na fila de espera da Saúde, tem que ter Plano de Saúde.
FANTASIA
Na Ilha da Fantasia as coisas são diferentes. O maior PIB per capita se registra em Brasília. A capital federal não produz nada, nem uma espiga de milho. E tem o maior PIB. Tudo graças ao dinheiro que sai daqui. O TST – Tribunal Superior do Trabalho tem 27 ministros, um recorde. Acaba de comprar 30 carros de mais de 300 mil cada um para servir as suas senhorias. O que se desperdiça de dinheiro público em Brasília não tá no mapa.
DESLIZES
Para mim, o atual prefeito tem tudo para fazer uma administração de luxo. Tem todos os predicados para tal. O problema é que ele comete deslizes que podem prejudicar a sua gestão. Ninguém viu nada de bom que ele fez até agora. Mas o zunzum de contratações e trocas que foram feitas correm soltas. É assim mesmo, primeiro se vê os defeitos e só depois, as virtudes.
FURTOS
Ontem estava no Diário que foi furtada uma moto em Estância Velha. Chega a soar estranho. Não se furta mais nada comparado há 30 anos. Naquela época era um carro a cada 15 dias em Ivoti. Acabaram os furtos de veículos. A que se deve isso. Polícia melhor aparelhada, câmeras de vídeo, carros com dispositivos anti-roubo ou porque tanta redução. Só não reduziram os prêmios de seguros.
