/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 21/07/2025

21/07/2025 - 00h22min

Por Raul Petry

36a KOLONISTENFEST
Só tem uma palavra para descrever em síntese o que foi o desfile da Kolonoistenfest em sua 36a edição na manhã de domingo, dia 20. Todas as pessoas que falaram comigo rasgaram elogios para o evento, principalmente a organização, a forma organizada em que foram distribuídos os diversos grupos que desfilaram. Ou seja, teve começo, meio e fim.

800
Este número é extra-oficial, mas o que se sabe é que os inscritos para participar da Kolonistenfest foram aproximadamente 800 pessoas. Na avenida se comprocou este número. Além dos colonos, muitos segmentos do comércio, indústria e serviços se fizeram presentes. Por exemplo, as três cooperativas bancárias, Sicredi, Sicoob e Cresol, participaram do desfile.

POSITIVO
Todo mundo ficou surpreso com a dimensão do desfile. A impressão positiva talvez derive do fato de todas as coisas mais tradicionais estão se retraindo ou desaparecendo do mapa. Por exemplo, o futebol de campo local quase não existe mais. De 10 salões de baile que tinha na volta sobraram um ou dois no máximo. Mais da metade das sociedades viraram prédios conservados pelo urbanismo e arquitetura histórica. Atividade mesmo, lá dentro, não tem mais nada.

DIVERSIDADE
<10>Claro que o motivo principal da desfile é comemoração do dia do colono. Eles são a estrela do desfile. No entanto, hoje em dia se juntam muitas outras pessoas e negócios. Tem a ala das autoridades, com o prefeito, vice e alguns vereadores. Desfilaram aos três cooperativas de crédito, algumas empresas, associações de agricultores, escolas do campo com suas atividades voltadas para a agricultura.

ALEGRIA
Pela primeira vez vi três bandinhas animando o desfile. Elas tinham poucos membros, mas o suficiente para animar o público. A propósito, o público também foi bom. As pessoas chegaram cedo e tiveram paciência para esperar pelo desfile, que demorou um pouco. Foram recompoensadas por um belo desfile e por muitos brindes. Foram distribuídos de tudo inclusive cerveja. Uma cervejaria de Presidente Lucena participou do desfile. Garapa também foi distribuída, assim como mel, cucas, frutas, de quase tudo que se imagina, inclusive sementes de girassol.

EM SUMA
Em suma, foi surpreendente o desfile do colono que, pelo que se sabe, conta com a mobilização da sociedade e da Prefeitura. Através do desfile, pelo que se viu, produzimos muita coisa no nosso interior, inclusive vinho de boa qualidade. O que faltou foi a participação dos criadores de frangos e outros animais. Eles de fato não se fizeram presente. O interior deve produzir leite, fabrica queijo e pouca coisa alusiva a estas atividades se fizeram presentes no desfile. Pelo que se vê, tem chão para crescer ainda mais.

Sair da versão mobile