Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 21/08/2025

21/08/2025 - 05h42min

Por Raul Petry

ELOGIOS
Tenho enchido o atual prefeito de elogios, mas parece que falei cedo demais. Todo mundo sonha com uma cidade moderna, limpa, cheia de flores, bem sinalizada, ruas asfaltadas e sem quebra-molas. Parecia que o prefeito estava no caminho certo. Curso de plantio de plantas em andamento, sinalização horizontal, no chão, muito melhor do que antes. Só que alegria tem perna curta.

REUNIÕES
Nos últimos meses foram realizadas reuniões nos bairros com a participação da Brigada Militar. Iniciativa excelente, embora a participação não fosse o esperado, o que é esperado. O povo não gosta de participar deste tipo de reunião para discutir assuntos de interesse coletivo. Cada qual quer saber só dos seus problemas, como se os problemas de todos não dizem respeito indivíduo. E como não vivêssemos em sociedade.]

QUEBRA-MOLAS
Nestas reuniões se falou muito em quebra-molas para reduzir a velocidade nas ruas da cidade. Todo mundo sabe que quebra-molas são proibidos a não ser em certos locais como escolas, hospitais, etc. Ivoti parecia que estava se encaminhando para um caminho de excelência, melhorando em todos os aspectos. Mesmo porque tem hoje menos quebra-molas do que tinha no passado recente.

ELEVADAS
Aí surgiram as elevadas, que foram colocadas nas esquinas de mais acidentes. De fato deram resultado porque os acidentes diminuíram. A vantagem das elevadas é que não é necessário parar e arrancar de novo. Você reduz a velocidade, ultrapassa a elevada aí a 30, 40 km por hora, e segue viagem. Até aí tudo bem.

RETROCESSO
Agora parece que vai haver um retrocesso. Nestas reuniões pediram quebra-molas, o que é natural. Cada qual quer o seu. Eu também quero o meu. A verdade é que não dá para encher a cidade de quebra-molas. Sempre vai “beneficiar” alguém em detrimento de outro morador. De prefeito moderno, inovador, Valdir demonstra com esta atitude de dolocar quebra-molas, que está com um olho no atraso.

CAMINHÕES
Não tem nada mais perverso do que fazer parar um caminhão carregado com toneladas, ultrapassar estes obstáculos horríveis e arrancar de novo. Cem metros depois vai estar na mesma velocidade de novo e sem quebra-molas para fazê-lo parar de novo. Não tem lógica alguma apelar para este tipo de redutor de velocidade.

MULTAR
Os maiores responsáveis por circular em excesso de velocidade são os motoqueiros. E sabe-se que eles passam voando nos quebra-molas. Sou a favor de multar os motoristas, a velocidade tem que ser respeitada, mas não desse jeito discricionário, penalizando os bons e maus motoristas da mesma forma. É fácil lavar as mãos estragando a beleza da cidade com um negócio antipático desses. O encanto do começo da gestão de Valdir foi quebrado no 8o mês com a tenebrosa notícia do retrocesso no trânsito.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.