Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 22-12-2025
Por Raul Petry
FÉRIAS
A Casa Adoma estará de férias até o dia 30 de janeiro. Até lá haverá atendimento na Cervejaria Adoma, que continua funcionando normalmente. Quem quiser alugar chopeira ou fazer pedido de chopp o telefone é 98913-8722 ou 563-4000.
EXONERAÇÃO
O secretário de Administração solicitou o seu desligamento a partir do dia 31 de janeiro. Até lá haverá tempo hábil para a passagem de tarefas para o sucessor e a própria escolha do sucessor. O pedido foi feito pelo atual secretário Luis Donato Dilly ao prefeito Valdir Ludwig. Donato alegou motivos pessoais e profissionais. Sabe-se que ele é um sujeito qualificado e com ampla experiência administrativa conquistada na iniciativa privada. E não ocupava o cargo por causa do salário, que é muito baixo.
SALÁRIO
Por falar em salário de secretário, ele deve girar em torno de 9 mil reais. Trata-se de um salário baixo para a responsabilidade do cargo. Na verdade há secretários que se destacam mais e mereciam ganhar mais. Outros não tem o mesmo brilho e muitas vezes a própria secretaria não é das mais importantes, mas no serviço público o salário é o mesmo.
SECRETÁRIO
Por falar em secretário, comenta-se que na semana que passou o prefeito em exercício Alexandre dos Santos não nomeou o secretário que estava designado para o seu lugar. Trata-se de João Edson Finger. Havia sido acertado que ele seria o secretário de Obras no lugar de Alexandre dos Santos.
PRESENTES
Tem uma vereadora que sempre deixa as crianças felizes. Neste ano mandou fazer 1.000 pacotinhos que foram distribuídos nas escolas de Ivoti.
AFOGAMENTOS
Começou a temporada dos afogamentos. Por isto todo cuidado é pouco. Outro dia os bombeiros de Nova Petrópolis vasculharam o Rio Caí e avisaram para as pessoas terem todo o cuidado. As enchentes remexeram com o fundo dos rios. Onde antes estava raso hoje pode ter um buraco, ou um galho de árvore atravessado. O perigo é grande.
CASCATA
Na Cascata morreram os primeiros dois do ano na manhã de sexta-feira e uma foi salva. Os três jovens estavam acampados no local e por volta das 10 da manhã a menina de 16 anos resvalou para dentro do rio. O rapaz que a acompanhava tentou tirá-la mas cansou e morreu junto com ela.
CABELOS
Um dos moradores ouviu gritos de socorro e salvou a terceira pessoa, outra menina. Experiente, ele a pegou pelos cabelos e salvou a menina. O Arroio Feitoria é raso, mas ali tem um buraco. A tragédia se consumiu rapidamente. Os três eram de Canudos, Novo Hamburgo.