Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 23/05/2025

23/05/2025 - 10h07min

Atualizada em 23/05/2025 - 10h08min

Por Raul Petry

NINGUÉM AGUENTA MAIS!
Por incrível que pareça, nossos governantes ainda acham espaço para a cobrança de mais um imposto. Fico abismado com a capacidade que temos de tirar dinheiro da população e carrear para o setor público. Somos o campeão mundial de cobrança de impostos. Só na área trabalhista, cada empresa trabalha 2.600 horas por ano só para controlar e administrar o inferno de impostos que existem nesta área. Ninguém aguenta mais!

LÁ VEM ELES!!!
Não basta o título de campeão mundial de impostos, volta e meia lá vem eles com os motivos mais nobres para justificar o aumento ou a criação de um imposto novo. Aqui em Ivoti, acharam o motivo. A construção de prédios justificaria a cobrança. Uma ova. Alguém tem que dar um fim nisso. Do valor de cada prédio quase a metade é imposto. Podem crer que é isso mesmo.

R$ 4,859,00
Um pequeno apartamento de 60 m2 vai encarecer em R$ 4.859,00. Não pensem que o construtor vai pagar a conta. Quem vai pagar é o comprador. Todas as pessoas que sonham em ter a sua casa própria vão ter uma conta a mais. Arrumar mais 5 mil reais para sustentar a máquina pública, que é cara, é cheia de privilégios e, no fim das contas, não tem dinheiro para fazer a sua parte. O povo não tá nem aí se precisa fazer a infraestrutura de um prédio novo. Que o município assuma a sua parte. Faça a infraestrutura no entorno do prédio, pavimente a via pública, ligue a água e depois cobre pelos serviços.

BEBÊ CHORÃO
O setor público sempre se comporta como um bebê chorão. Eles apresentam o problema e já vem a cobrança da conta junto. Em Ivoti o problema seriam os “problemas” que acarretam os novos edifícios. E a conta foi apresentada de 5 mil para cada apartozinho. Isso não é problema do comprador do imóvel tampouco do construtor. Esses aí já pagam imposto até para respirar. Onde entra a Prefeitura nesta história. O que é feito com os 170 milhões da arrecadação todos os anos. O setor público tem que assumir as suas responsabilidades e parar de dar uma de joão sem braço cada vez que encontram uma oportunidade de faturar mais.

FAZER CONTAS
Senhores vereadores. Alguém de vocês tem que fazer todas as contas possíveis, para chegar no valor aproximado sobre quanto de impostos a Prefeitura recebe na construção de um prédio. Dos 60 impostos que temos no Brasil, a metade tira uma lasca na construção de um prédio. Tem os municipais, tem os estaduais que tem repasse para o município. E tem os federais, que também tem repasses para o município. Façam o cálculo que eu como cidadão quero ver para tomar uma decisão se é válido cobrar ou não.

IMPOSTÔMETRO
A propósito, o Impostômetro de S.Paulo marcava ontem 1 trilhão e 648 bilhões de impostos recolhidos este ano no Brasil. Só até maio.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.