Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 24-06-2025

24/06/2025 - 00h19min

Atualizada em 16/07/2025 - 19h24min

Por Raul Petry

 

10 ANOS
A Escola de Educação Infantil do bairro Bom Pastor completou 10 anos este mês.

INÉDITO
Na Câmara Municipal os vereadores ocuparam algum tempo para discutir o colapso viário que aconteceu na Feira do Mel, Rosca e Nata. As opiniões são as mais diferentes. Menos mal que se começou a debater o assunto pela primeira vez na Câmara Municipal.

ENVOLVIMENTO
Isto falta na Câmara Municipal, um maior envolvimento dos vereadores nos assuntos do dia a dia do município. Agora estamos discutindo o excesso de público. Na década de 90 discutíamos a restauração das casas de enxaimel ou a sua demolição.

IMIGRANTES
Só uma vez os vereadores da época resolveram debater o assunto. Isto porque o Diário, mais especificamente esta coluna, defendia com unhas e dentes a restauração das casas. Qual era a ideia central? Foi ali que o município surgiu, quando os primeiros imigrantes alemães vieram para Ivoti.

MEMÓRIA
Um povo sem memória é um povo sem futuro. Este ditado foi usado muito na época. Os vereadores se dividiam. Tinha aqueles que defendiam a restauração das casas em estado deplorável e tinha aqueles que defendiam a demolição ou o simples esquecimento.

SÁBIOS
Fomos sábios, pois preservamos a nossa história e o patrimônio arquitetônico e hoje nasceu ali o maior acervo de casas de enxaimel numa única rua e, não só isso, o maior ponto turístico que temos. Qual o município que não gostaria de ter um acervo daqueles e tudo que se acrescentou ali até hoje, a ponto de outras cidades terem inveja do que temos.

INIGUALÁVEL
Lembro da fisionomia de espanto de Cláudio Weber, que foi por muitos anos o presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica. Não é mais uns 5 anos. Há dois anos esteve aqui no 2o Festival da Cachaça e disse taxativamente: não existe nada igual no mundo. É claro que exagerou. No entanto, o lugar é excepcionalmente lindo, mistura o antigo e o moderno e atrai multidões.

TURISMO
Nós tínhamos o hábito de sonhar com turismo sem ter nada para mostrar aos turistas. A inexistência de hotéis não é primazia nossa. Na redondeza também não se criam hotéis. Temos uma pousada aqui. Eu pensava como vamos concorrer com a serra se não temos um único atrativo turístico por excelência, muito menos hotel para as pessoas se hospedar.

EVENTOS
Os únicos eventos que tínhamos na década de 90 era o kerb e o dia do colono. O kerb estava moribundo, quase estava morto, não fosse algumas casas tradicionais que mantinham a tradição. E o desfile do colono não era algo para atrair pessoas de fora. Foi aí que na gestão da prefeita Maria foi criada a Feira do Mel, o Kerb cresceu, se acrescentaram outros eventos e hoje bombamos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.