Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 24-10-2025

24/10/2025 - 00h34min

Por Raul Petry

O secretário da Administração Luis Donato Dilly pediu exoneração do cargo de secretário e se encontra viajando pela Europa. Faz duas ou três semanas que rondava um zunzum de que um secretário sairia da administração municipal. No dia 20 foi publicada portaria exonerando o secretário a pedido deste. Donato ficou quase 10 meses como secretário e era um dos mais próximos do prefeito. Não se sabe os motivos da exoneração. Em todas as segundas-feiras, Donato comparecia na Câmara Municipal, onde assistia a sessão.

GESTOR
Donato tem grande capacidade de gestão, pois trabalhou a vida inteira em grandes empresas onde desempenhava função de gestor, como Indústria de Peles Minuano e Calçados Wirth Ltda. E sempre foi cortejado por vários partidos para ser candidato a prefeito. Nunca deu negócio, até que aceitou o papel de secretário da Administração do prefeito eleito Valdir Ludwig. É a primeira baixa da atual gestão, que completa um ano no dia 31 de dezembro.

RETORNO
Uma das explicações dadas pelo afastamento de Donato, foi de que tinha viagem de 15 dias programada pela Europa e assim que retornasse voltaria a ocupar o cargo. Não seria o caso de tirar férias de 15 dias então, ou no serviço público o estatuto é tão rígido que antes de completar um ano a pessoa não pode tirar férias.

CIDADÃO
Além de Cláudio Neis, o pastor Vanderlei Closs também foi condecorado com o título de Cidadão Honorário na mesma sessão da Câmara Municipal. O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil mora em Ivoti há muito tempo e depois que chegou não saiu mais daqui. Uma pergunta: se pastor pode receber o título de Cidadão Honorário, padre também pode?

BIBO
Na solenidade de abertura da Feira das Flores esteve presente o deputado Bibo Nunes. Quem nunca apareceu é o senador Mourão. Ele acaba de dar 500 mil para o Hospital São José, dinheiro arrumado junto ao senador pela ex-prefeita Maria de Lourdes. Maria não faz distinção este este ou aquele. Mourão é o melhor senador do mundo porque destinou 500 mil para o Hospital São José. O gesto é meritório, mas convenhamos, ele seria muito mais útil para a nação e o Rio Grande em particular se fizesse a diferença no Senado. Elegeu-se no nome e nunca mais foi visto. Suas aparições são que nem o Cometa Harley, de 96 em 96 anos. Em suma, como senador está devendo. Termina a primeira parte do mandato no ano que vem e não disse a que veio até o momento.

MARCEL
Enquanto isso, o deputado Marcel van Hattem falou dos Correios da tribuna da Câmara dos Deputados e citou o nome de Ivoti por causa da ação de despejo dos Correios de Ivoti. Ele disse que são 500 ações de despejo até agora. A de Ivoti se distinguiu porque foi a única talvez filmada ao vivo e a cores. Por isso ela teve tanta repercussão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.