Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 25/08/2025
Por Raul Petry
DIFERENTE
Um fim de semana diferente dos últimos 2 meses. Sábado choveu o dia inteiro e domingo não choveu mas o tempo estava carrancudo e frio. Ainda bem que não tinha um evento grande programado para este final de semana. Imagina sábado choveu o dia todo, muito embora neste inverno não está chovendo muito.
IVOTCHÊ
Por falar em evento, daqui a 10 dias, no outro fim de semana, acontece a primeira edição do Ivotchê, que acontecerá no Núcleo de Casas de Enxaimel. Será dias 6 e 7 de setembro, sábado e domingo, um evento para valorizar a cultura, as tradições gaúchas e a gastronomia. A solenidade de abertura será às 10 horas da manhã de sábado, dia 6.
GAÚCHO
O evento destacará a cultura gaúcha e a gastronomia gaúcha, onde as pessoas poderão saborear produtos típicos do gaúcho neste mês de setembro, quando se celebra o Dia do Gaúcho, dia 20 de Setembro. Para os desavisados, neste dia se comemora a Revolução Farroupilha.
CORDIONA
A programação está pronta e olha que ela é bem extensa nestes dois dias e sei que o encerramento será do Grupo Cordiona. Olha, o evento promete principalmente para aqueles adeptos do tradicionalismo, arraigado na nossa tradição. Em Ivoti em CTG e inúmeros piquetes, aliás, em toda a região. Estou curioso para conhecer o evento.
TRADIÇÃO
O que faz a tradição. Lembro que a festa da comunidade católica de Nova Vila é realizada há muito tempo sempre nesta época. No dia de ontem foi sorteada uma moto e outro prêmio de valor foram 8 mil reais para o segundo premiado. São poucas festas que podem trazer os Atuais para animar o domingo.
ÁGUA
Sei que o assunto está ficando chato. O problema é que estou muito intrigado com a insistência do vereador Rodrigo Erhart em tocar no assunto, como se estivéssemos próximos ao fim do mundo. Até parece que Ivoti tem 1 milhão de habitantes. São menos de 25 mil e Rodrigo está tão preocupado. Imagina a preocupação que não tem em São Paulo, que tem 12 milhões de habitantes, mais que a população do Rio Grande do Sul inteiro. A Sabesp, que abastece São Paulo e acho que grande parte do Estado, foi vendida no ano passado por uma fortuna. Se não fosse bom negócio não teriam pago uma babilônia pela empresa.
14,7 BI
A empresa que comprou 32% das ações pagou a bagatela de 14,7 bilhões. Vale tanto porque vende muita água. Aqui parece que não querem vender água, quando o negócio da Autarquia é esse mesmo. Em vez de fazer as contas em quanto aumentará a venda de água quando um prédio fica pronto, parece que acontece o contrário. Fazem um drama só porque tem que ligar os novos clientes com a rede de água. Por favor!!!
