Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 25-09-2025
Por Raul Petry
LEDO ENGANO
Muitas vezes ouvi comentários de que ao menos uma parcela da população é contra investimentos no Núcleo de Casas de Enxaimel. Vamos inverter a questão. Porque alguém haveria de ser a favor da realização de eventos no nosso grande local para esta finalidade. Um vereador é um dos que é contra investimentos na atividade turismo. E algumas pessoas também não gostam que isto seja feito.
VISIBILIDADE
Quem nunca ouviu falar da Oktober de Munique, a maior festa do gênero no mundo? Ela atrai 1 milhão de turistas por ano. Quem nunca ouviu falar da Oktober de Blumenau, a maior oktober do Brasil e que atrai centenas de milhares de pessoas a cada edição? Quem nunca ouviu falar dos Natais, o dos Anjos em Dois Irmãos e no Natal Luz de Gramado? As cidades se tornam conhecidas em grande parte por causa dos seus eventos. Quem nunca ouviu falar do Kerb de São Miguel e as pessoas sabem que é em Dois Irmãos?
QUANTO MAIOR…
Nós aqui em Ivoti temos mais eventos do que em Dois Irmãos. No entanto, eles têm dois que levam mais gente para lá do que para Ivoti. Perguntem quanto investe a Prefeitura de Dois Irmãos nos dois eventos todos os anos. É uma pequena fortuna. Em compensação, o retorno é equivalente. Calculem quanto vendem o comércio e prestadores de serviços a cada edição que é realizada lá. Todos que têm negócios ficam com a boca na orelha de felicidade pelo tanto que vendem. Não há retorno sem investimento. Esse ditado vale para qualquer ramo de atividade.
1,5%
Aqui em Ivoti se fala que a Prefeitura gastou 3 milhões em eventos num ano. Esta é uma falsa premissa se você não olhar quanto foi o retorno do valor investido. Tem vários ângulos que temos que olhar quando se analisa o valor investido. 3 milhões em Ivoti são 1,5% da arrecadação. Será que é muito? E se se levar em consideração o retorno do dinheiro que os visitantes deixam aqui a cada evento? Uma parte retorna para a Prefeitura e o investimento inicial pode até cair pela metade.
5 MILHÕES
A Oktober de Igrejinha dá lucro de 5 milhões por ano e todo este dinheiro é distribuído entre as entidades do município, tipo Apae, Liga de Combate ao Câncer, etc. É impressionante que uma festa dê um retorno desta magnitude. O retorno vem da venda de ingressos e do lucro de bebidas além da comercialização de souvenirs e alimentos. Não dá para comparar com os eventos de Ivoti, que tem outro objetivo.
INJUSTO
Aqui não se traz shows nacionais que custam muito dinheiro, mas também atraem muita gente. Em Ivoti os eventos são gratuitos, o investimento é bem menor e o retorno proporcional. Vamos destrinchar o turismo de eventos, que é o nosso forte, para apurar o binómio investimento/retorno. Só olhar para quanto se gasta é covardia e injusto. É o que a maioria dos críticos fazem.
