Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 25-11-2025
Por Raul Petry
TÍTULOS
Os vereadores Cleiton Birk e Ivanir Mees resolverem disciplinar melhor a concessão de títulos de cidadãos pela Câmara Municipal. Até agora não há uma regra clara e cada vereador pode indicar tantas pessoas quantas quiser. A partir de agora haverá regras claras, caso o plenário aprovar o projeto que os dois vereadores protocolaram na Câmara Municipal.
APENAS UM
Cada vereador poderá indicar apenas uma pessoa durante os quatro anos do mandato. Se forem de Ivoti a concessão do título será Benemérito. Se o indicado tiver nascido em outros municípios será Cidadão Honorífico. Desta maneira não se corre mais o risco de haver uma enxurrada de indicações. Quanto mais, mais se deprecia algo. Tudo que é mais raro, tem mais valor. Pires e Ivanir chegaram à conclusão de que deveria haver regras claras, no que estão cobertos de razão.
DENOMINAÇÃO
Para o caso de denominar um logradouro público, a nova lei determina que a pessoa indicada tenha sido de destaque no município e que o falecimento tenha ocorrido há 2 anos. Qualquer logradouro público poderá receber o nome de uma pessoa.
DOIS NOMES
Existe aqui em Ivoti um logradouro público com dois nomes. O caso gerou polêmica e foi recente. Trata-se da Praça Ecológica. Foi cômico, mas aconteceu. A família queria batizar a praça com o nome do dono da área e a vereadora Marli não abriu mão do nome do vereador Edio Klein. Para resolver o problema, batizaram a praça com o nome dos dois.
CARGOS I
A Prefeitura de Ivoti passa a contar com mais uma secretaria. Num momento de lucidez e racionalidade o número de secretarias foi uma vez reduzido para apenas sete, número julgado suficiente para um município do tamanho de Ivoti. Mais tarde foi criada a secretaria do Turismo, que se justificou. De uma hora para outra Ivoti virou cidade turística, contando com grande número de eventos.
CARGOS II
Agora vai ser criada mais uma secretaria. A Secretaria do Desenvolvimento Social. De 7 foi para 8 e agora de 8 vai para 9. Os militares tinham 7 ministérios. Bolsonaro 22. E agora Lula tem perto de 40.