Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 26-06-2025
Por Raul Petry
INACREDITÁVEL
Parece impossível, mas a rede de água de Ivoti dá um total de 170 km. Na zona urbana se você passar por todas as ruas, daria esta quilometragem. É verdade que a cidade é espalhada, os bairros são distantes uns dos outros.
RECEITA
A receita da Autarquia Água de Ivoti é de 14 milhões aproximadamente. As despesas não foram reveladas. O diretor Adriano apenas fez menção sobre os pagamentos, que teriam sido os mesmos 14 milhões. Todo mundo estava esperando pelo resultado da Autarquia. Ele não foi mencionado pelo diretor e tampouco algum vereador perguntou sobre.
697
Mas o grande assunto foram mesmo os vazamentos de água. Segundo Adriano, houve uma diminuição. Ele disse que foram 697 no ano passado, que dá uma média de 58 vazamentos consertados por mês, pratocamemte dois por dia.
58
Tou curioso para ver o que o prefeito Valdir vai fazer com relação aos vazamentos de água. Até agora deu resposta para as principais demandas. Quero ver se o prefeito é bom e diminui o percentual de fuga de água de 40 para 20%. Em Blumenau se situa em 16%. Tem 4 anos para encaminhar o problema.
1%
Uma parte a gestão anterior já resolveu com a troca da tubulação velha por uma nova ao longo da Av. Presidente Lucena, do Bar do Gordo até o entroncamento com a Rua São Leopoldo no centro da cidade. O diretor reconheceu o pouco que foi feito nesta área em 13 anos. Entretanto, se consolou com a redução também de 13% neste período, o que dá 1% ao ano. Neste ritmo vamos levar 20 anos para alcançar o patamar de Blumenau.
5 x 4
Dá para dizer que temos futuro nesta área. As democracias tem supremacia sobre os regimes tirânicos. O parlamento tem grande participação nisso. Lá dentro tem situação e oposição. Em Ivoti a Câmara Municipal está com o placar de 5 x 4 favorável ao governo. Em tese aprova o que ele quiser. Só que na política não é assim. Dependendo do teor do projeto, os votos podem ser surpreendentes. Experimenta o chefe do Executivo encaminhar um projeto de lei reduzindo o salário dos servidores.
CHUVA
Em primeiro lugar não pode por lei. Em segundo lugar nunca vi um vereador votar contra qualquer aumento de salários dos servidores. Mas se for para reduzir iam chover votos contrários. Os servidores são do povo e os políticos precisam do povo para se eleger. Ao menos pensam assim. Também tem o seguinte: Se hoje tem vereador que apoia a administração municipal, amanhã pode não apoiar mais, ou vice-versa. Na política tudo é possível. É um jogo de xadrez, de interesses, que muitas vezes não estão visíveis a olho nu.
