Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 27/03/25
Por Raul Petry
Um fenômeno um tanto inesperado está acontecendo no mercado imobiliário de Ivoti. Casas e apartamentos se vende que nem água. No entanto, a locação de prédios comerciais e industriais estão encalhando. Não sei o que seria melhor. Melhor mesmo seria os dois tipos de negócios estarem aquecidos. É nos prédios comerciais que saem a produção que gera salários e renda. É um tanto estranho este fenômeno. Todos os prédios que constroem na cidade vendem todos os apartamentos em pouco tempo. E quando desocupa um prédio comercial pode levar até meio ano ou mais para alugar.
BALAIO
Os vereadores são eleitos para fazer leis e fiscalizar o Poder Executivo. Via de regra não fazem uma coisa tampouco a outra. Geralmente se limitam a dizer amém para as leis que o Excutivo submete a eles. Na verdade, estão um tanto com as mãos amarradas. Eles não podem fazer leis que onerem os cofres públicos. Ou seja, não podem criar despesas. Mesmo assim, tem muita lei que podiam votar para melhorar a vida dos cidadãos da cidade. Daria pra citar um balaio delas, mas hoje ficarei numa.
DEIXAM A DESEJAR
Uma coisa que o Executivo faz muito mal é a sinalização das ruas da cidade. É impressionante como são desleixados neste aspecto e muitas vezes têm mais sorte que juízo. Por exemplo, fizeram semana passada uma elevatória, ou seje lá o nome que venha a ter, na Régis com a Av.Anchieta. Ali estavam acontecendo muitos acidentes. A elevatória tem uma elevação suave que não arrebenta um carro como os quebra-molas. No entanto, não seja por isso. A nova elevatória obriga o motorista a reduzir a velocidade, mas não muito. Está ótimo assim.
ONDE CHEGAR
Mas o ponto em que quero chegar é o seguinte: Eles fazem a elevatória hoje e só sinalizam ela daqui a duas semanas. Colocaram lá uma faixa amarela de 15 cm, que não é suficiente para os motoristas desavisados se tocar do que tem ali. O asfalto é mais preto que carvão e tinha que ter uma sinalização melhor. Ou então o seguinte: porque um vereador não faz uma lei obrigando o poder público a somente liberar o tráfego de veículos numa obra nova ou qualquer outra intervenção no trânsito quando estiver devidamente sinalizado. Para surtir efeito tem que ter uma punição. Exemplo: demissão do secretário ou diretor de Obras e punição para o próprio prefeito, que poderia ser a perda de parte do salário.
BÊBADO
A maior barbárie que existe nas ruas de Ivoti é na Av.Capivara, com a delimitação da faixa de pedestres da avenida com aqueles cones, um redondo que é inofensivo sucedendo outro pontiagudo. Esta delimitação fica a 15 cm da pista de rolamento da Av.Capivara. Uma fração de descuido e o motorista pode ir comprar um pneu novo. O sujeito que pensou aquilo ali devia de estar com muita raiva dos motoristas ou estava bêbado.