/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 27-06-2025

27/06/2025 - 00h37min

Por Raul Petry

DEBATE
O que mais está se debatendo na cidade é o acesso ao Núcleo de Casas de Enxaimel em dia de grandes eventos. Realmente o episódio de estrangulamento total ocorrido no domingo da Feira do Mel acendeu o sinal de alerta pelo simples fato de não poder mais se repetir.

FUGA
Não tem como fugir do assunto, mesmo decorrido um mês do evento. O sucesso foi tamanho, que só se pensa o que vai ser no ano que vem. Eu sempre pensei que as pessoas iam fugir da Feira do Mel por causa das dificuldades de acesso. Na prática acontece o contrário, está atraindo cada vez mais.

SOLUÇÃO
Uma das soluções é a abertura de uma estrada pelo bairro Palmares que seria a continuação da Leonel de Moura Brizola. Ela iria até o novo estacionamento, onde as pessoas deixariam o carro e voltariam pelo mesmo caminho. É óbvio que não será tão fácil. Tem problemas ambientais, etc, etc, etc. Se não for para o ano que vem, que seja implementado para outros anos.

IMPOSTO
A criação da Contribuição Urbanística (é esse nome mesmo) pela administração municipal não é unanimidade. Muito pelo contrário. Deve haver vereadores da situação votando contra. O Congresso Nacional derrubou o aumento do IOF porque ninguém mais aguenta impostos. E aqui em Ivoti não podemos nadar contra a correnteza.

NÚMEROS
O vereador Ivanir Mees reiterou o seu pedido de informações: ele quer saber quantos m2 de área se constrói em Ivoti. Como a Prefeitura está demorando para dar esta informação, o pedido foi refeito. Tudo porque perguntado sobre quanto a Autarquia da Água espera arrecadar com o novo imposto, o presidente respondeu que achava uns 150 mil por ano.

MAIS
Ivanir acha que vai dar muito mais. Talvez se constrói facilmente 300 a 500 m2 de área por ano senão mais. Vejam que dinheirama vai proporcionar isso aos cofres públicos. Os mesmos cofres públicos que já arrecadam uma enormidade graças a volúpia demonstrada pelo governo federal, que cria imposto novo ou aumenta os que já existem a cada 2,5 meses. E parte desta grana cai nos cofres da Prefeitura.

AUDIÊNCIA
O presidente da Câmara Municipal determinou que se faça uma audiência pública no dia 9 de julho na Câmara Municipal para tratar do assunto. Se for feita uma enquete entre o povo se são a favor ou contrários, vai dar 90% contra o novo imposto. Diria que o novo prefeito fez quase tudo certo.

FALTA
Diria que a primeira pisada na bola de Valdir é a criação deste novo imposto. Nem a Autarquia, tampouco a Prefeitura tem mais necessidade desse dinheiro do que o próprio povo. Falta para o município, vai faltar muito mais para o povo.

Sair da versão mobile