/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 27-10-2025

27/10/2025 - 00h13min

Atualizada em 27/10/2025 - 09h18min

Por Raul Petry

ENCERRAMENTO
Ontem foi o encerramento da realização dos cinco grandes eventos que temos no ano. Começou com o Kerb de Ivoti e o Kerb da Praia, a Páscoa, a Feira do Mel, o Festival da Cachaça e a Feira das Flores. Ainda tivemos a primeira edição do Ivotchê em setembro, que teve a sua primeira edição neste ano.

OLHAR
Dá para dizer que todos os eventos alcançaram as expectativas. Literalmente todos. A última que se incorporou ao calendário de grandes eventos foi a Páscoa. Um sucesso total, podemos dizer que superou largamente os objetivos. Ao contrário de cidades vizinhas, a nossa Páscoa veio para ficar. Ela tem inclusive desfile de rua e a realização de atividades em outros pontos da cidade. O Ivotchê também foi um bom evento. Não se sabia o que esperar, mas como estava voltado para as tradições gaúchas, sabia-se que o apelo era grande e foi muito bom.

PREFEITO
O evento foi uma ideia pessoal do prefeito Valdir Ludwig e ele deve ter ficado satisfeito com esta primeira edição. Não dá para comparar com os outros eventos, mesmo porque serviu apenas como primeira experiência e o tamanho do evento foi menor do que os demais já consolidados no calendário.

FEIRA DAS FLORES
Acho que esta edição da Feira das Flores foi a maior de todas em todos os quesitos. No ano passado ela havia crescido muito com relação as anteriores. E neste ano superou. O público foi bom nos dois fins de semana. No primeiro domingo faltaram mercadorias, porque compraram muita coisa que havia sido colocado à venda.

CAMINHADAS
Neste fim de semana foi realizada a Caminhada das Estações edição primavera. Quatrocentas pessoas se dispuseram a percorrer os 17 km do percurso. Trata-se de um público considerável para este tipo de evento. Estas quatrocentas pessoas dão a garantia de que o dia mal amanhece e já tem um grande movimento. E muitas deles ficam e engrossam o contingente dos que circulam pela Feira. Se muitas pessoas praticassem as caminhadas, a longevidade seria bem maior.

RELATOS
Conheci um sujeito de 45 anos que contou durante o percurso que teve trombose há dois anos, o coágulo não se alojou no cérebro ou no coração. Ele se alojou no pulmão, que foi a sua sorte. Quase morreu e no frigir dos ovos perdeu apenas um pedaço pequeno do pulmão. Hoje virou um atleta porque o susto foi grande. Mas tem outro relato mais impressionante ainda.

DIABETE
Na Linha Nova Baixa reside um militar aposentado do exército que se dedica diariamente a caminhadas. Deve ter lá seus 75 anos. O problema dele era a diabete que ninguém curava. Até que foi consultar um dos papas desta doença nos EUA. O médico fez um diagnóstico surpreendente. Caminhar, caminhar e caminhar. Esta receita acabaria com a glicose. Fez isso e se curou. Ele caminha todos os dias e trajetos longos apesar da idade.

Sair da versão mobile