Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 27-11-2025
Por Raul Petry
DEMOCRACIA
Existem palavras que mudam de significado com o passar dos tempos. A maioria delas fica obsoleta e até desaparecem da vida cotidiana. Mas vamos as que mudam de significado. Por exemplo, a Coreia do Norte se chama República Popular e Democrática da Coreia do Norte. Como se sabe, a Coreia do Norte vive sob um regime dos mais tirânicos e incomplacentes do mundo. Kim-jong-un é o imperador máximo, que não dá trégua pra ninguém. Se tiver que matar um tio, não titubeia. Mas está lá no nome República Democrática.
DEMOCRACIAS
Cuba, Venezuela e outros quetais também são “democracias”, segundo os seus ditadores propagam. O próprio presidente do Brasil disse outro dia que a Venezuela era uma democracia “relativa”. A presidente do México disse que não podia combater o narcotráfico em nome da democracia. Alguém entendeu? Aqui no Brasil, quanto menos democracia temos, mais se fala nela. O presidente não se cansa de falar da democracia do Brasil e da necessidade de ser um país soberano. Tudo que Xandão faz é em nome da defesa da democracia.
DEFESA DA DEMOCRACIA
Estou chegando a uma conclusão. A democracia como a conhecemos ao longo da história não é esta que os países de esquerda praticam. Eles falam muito de democracia, mas não se sabe o que é a democracia que eles defendem. O Judiciário no Brasil implantou uma ditadura do Judiciário, que não respeita nada muito menos a Constituição. Mas, segundo eles, tudo é feito em nome da democracia.
BIKE
Fico puto quando me deparo com alguém andando de bicicleta no passeio público. E acontece todos os dias no centro de Ivoti. Sei que anos atrás uma vovó foi derrubada ao sair de casa e veio uma bicicleta que a atropelou. E se são jovens adolescentes, ao chamar a atenção deles não gostam nenhum pouco. Muitas vezes mandam a gente tomar naquele lugar mesmo.
ONTEM
Ontem à tarde aconteceu de novo no centro de Ivoti. Um garoto estava andando na calçada e um carro saiu da garagem do Edifício Centro Comercial. Aconteceu a colisão. Graças a Deus não foi grave. O ciclista caiu no chão mas não se feriu. O poder público tinha que prestar mais atenção nos casos de ciclistas, que não se consideram veículos motorizados mas muitas vezes andam numa velocidade de 40 a 50 km por hora mesmo sobre a calçada.
LIXEIRAS
Por falar em centro de Ivoti, as lixeiras que estão instaladas ali poderiam ser melhor cuidadas. São recipientes de metal perfurado mas não contém saco de plástico para absorver melhor o lixo principalmente orgânico que é largado dentro das lixeiras. Se tiver algo líquido, as lixeiras ficam pingando. Não sei porque pararam de colocar os sacos plásticos. Até para fazer o recolhimento fica bem mais difícil como está.