Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 28-01-2026
Por Raul Petry
SEM FUTURO
Olhem essa. No Brasil temos hoje 48 milhões de Bolsa Família contra 39 milhões de CLT. Mais pessoas ganhando Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada. Onde nossos políticos estão levando o Brasil? O que começou com uma ideia de alguém em dar um mínimo de renda para as famílias mais pobres, virou um câncer. E daqueles câncer que não tem cura.
ESCALADA
O Bola Família literalmente escalou de valores. Começou com uma pequena quantia por filho. Hoje os filhos continuam recebendo e tem 600 reais para cada família. Em termos de famílias são 20 milhões de famílias beneficiadas. Mas não é só isso. 115 milhões de pessoas recebem algum benefício do governo federal. Uma sugestão para acabar com este tipo de politicagem seria as pessoas beneficiadas não poderem votar. Aí os políticos não teriam mais interesse em conceder Bolsa Família. Mas isto não é possível, não se pode proibir um cidadão de votar.
HISTÓRICO
O que este rapaz conseguiu fazer na semana passada é digno de registro no Guinness. Nikolas Ferreira começou uma caminhada de 240 quilômetros de Minas Gerais até Brasília. Começou acompanhado por quatro pessoas e terminou, 7 dias depois, com a manifestação de 100 mil pessoas em Brasília no domingo. Ele só tem 29 anos e é, por sinal, o deputado mais votado com 1,5 milhão de votos. Se pensar bem, parece que não pode ser. Um único cara, caminhando, juntou 100 mil pessoas no domingo O cara é fera!
JANEIRO
Mal começou o ano de 2026 e janeiro já foi. Estamos entrando em fevereiro. Uma notícia que vem da Coreia dá conta que o governo local está pagando 240 mil reais em dinheiro nosso para o casal que tiver um filho. A coisa está chegando a um ponto em que os governos estão se desesperando pela falta de filhos dos casais de hoje. Aqui no Brasil não é muito diferente. Por exemplo, as escolas municipais matriculam cada vez menos alunos nas séries iniciais.
ELEIÇÕES
Este ano teremos eleições para presidente, senador, deputado federal e deputado estadual, além de governadores. No que diz respeito ao Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem é candidato a senador. Eduardo Leite é cotado para concorrer à presidência da República. Zucco é favorito para ocupar o seu lugar no governo do Estado. Joel Wilhelm, ex-prefeito de Igrejinha concorre de novo a deputado estadual ou talvez até a federal. E lá em Brasília, temos que continuar aguentando a figura inútil do senador Mourão. Ele não se elege mais nem para síndico de prédio.