Colunistas
Panela de Pressão – 28/03-2022
Por Raul Petry – Ivoti
ÁGUA
Na semana passada foi celebrado o Dia Mundial da Água. Olha, esta data tem que ser muito bem reverenciada em Ivoti, porque nós temos aqui água de primeira qualidade, de propriedades minerais e que é suficiente para abastecer a população para sempre. Uma vez tentaram nos passar o cachorro que água de Ivoti estava acabando e quase que caímos no conto do vigário da estatal, que tentou de todas as formas que consumíssemos água do Rio dos Sinos. E quase conseguiram fazer este mal para nós. Foi por pouco.
AUTARQUIA
Por falar em água, a Autarquia Água de Ivoti se mudou para prédio próprio neste mês de março e agora atende na Av.Presidente Lucena, no outro lado da Sicredi. O prédio foi adquirido pela Autarquia e agora não paga mais aluguel. No terreno tem inclusive um poço que eventualmente poderá ser aproveitado.
ENERGIA
Como se sabe, o abastecimento de água é feito em Ivoti através de poços artesianos. A água é de primeira, mineral, só que o seu abastecimento é caro por causa do custo da energia elétrica. Nada de outro mundo, mas é cara, levando-se em consideração que há formas de energia bem mais em conta nos últimos anos como a energia solar. Até agora não foi tomada a decisão de utilização da energia solar e baixar pela metade o custo da energia elétrica para extrair a água.
DECISÃO TOMADA
Mesmo que tardiamente, a decisão de instalar um sistema de energia solar estaria tomada. Foi o que falou o próprio diretor da Autarquia. Ele disse que se trata de um projeto complexo, que exige uma central, pois existem mais de 20 poços abastecendo a cidade. Faz bem, porque o uso de energia solar é mais do que necessária por vários motivos. O principal deles a redução de custos.
CÂMERAS DE VÍDEO
Em Ivoti temos mais de uma dezena de câmeras de vídeo monitoramento. Elas estão nas ruas, nas praças públicas, em todo lugar. Só que depois que aconteceu o homicídio na Praça da Harmonia, estabeleceu-se um debate porque a câmera lá instalada não grava as imagens. Aí já surgiu a dúvida se as demais também não gravam. A pergunta foi feita pelo vereador Ivanir Mees, que acha relevante o povo saber se elas gravam as imagens ou se só servem para o monitoramento da polícia através da tela do computador.
SIM E NÃO
Na verdade, tem as câmeras de vídeo monitoramento da Brigada Militar que gravam as imagens, ao que parece por 35 dias para consulta. São inúmeras. Mas tem também as câmeras da Prefeitura, cujas imagens podem ser consultadas no site da Prefeitura se for necessário. Hoje em dia as câmeras de vídeo inibem a criminalidade, que se reduziu pela metade. Sempre tem uma câmera instalada e que capta as imagens. Por exemplo, o roubo de carros se reduziu pela metade ou até mesos do que isso. A própria polícia reconhece que em parte é por causa da proliferação das câmeras de vídeo. Os ladrões não se acham mais tão confortáveis para furtar um carro do que no passado.