Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 28/07/2025

28/07/2025 - 00h34min

Por Raul Petry

MOTORISTAS
O Dia do Motorista transcorre junto com a Dia do Colono. O dia 25 de julho é consagrado a estas duas importantes categorias, cujos negócios movimentam uma boa parte do PIB do país. Os primeiros imigrantes alemães desembarcaram em São Leopoldo no dia 25 de julho de 1824. Lembrem-se, no ano passado, transcorreu o bicentenário da imigração alemã no Brasil.

74 MILHÕES
No país existem 74 milhões de pessoas com carteira de habilitação. Do total, 65% são homens e 35% mulheres habilitadas. E 65% das mercadorias são transportadas pelas estradas. E existem no país 322 mil motoqueiros.

TRADIÇÃO
Em Ivoti a tradição de comemorar o Dia do Motoristas existe há muito tempo. Sempre no final de julho a data é comemorada pela Comunidade Católica, que organiza a procissão dos motoristas pelas cidades. Na verdade, no dia 25 de julho é comemorado o Dia de São Cristóvão, que deu origem ao dia do motorista em 25 de julho. Conta a história que São Cristóvão ajudava as pessoas a atravessar rios e daí se originou o dia do motorista justamente nesta data dedicada a São Cristóvão.

CENTENAS
Todos os anos as datas são separadas em Ivoti. Num fim de semana ocorre a Kolonistenfest, organizada pelos colonos e no outro fim de semana transcorre o dia de São Cristóvão, com a procissão dos motoristas, que inicia com a missa festiva e a procissão inicia logo depois. Ela começa na Igreja Católica e se estende até a Av.Bom Jardim.

BÊNÇÃO
Neste ano a bênção foi feita no final do percurso. O padre fez a bênção de centenas de motoristas que fizeram o percurso de 3 quilômetros. A chuva prejudicou a procissão, pois começou a chover minutos antes do início da procissão. De qualquer maneira o número de veículos foi enorme, igual ao dos anos anteriores.

FESTA
Depois do desfile boa parte dos motoristas se dirigiram até o ginásio da Comunidade Católica, onde foi servido almoço.

NUMEROSA
No Brasil o principal meio de transporte de mercadorias é por via terrestre, ao contrário dos países desenvolvidos, onde se transporta a maior parte de tudo que se produz de trem ou por água devido ao custo mais baixo. Aqui no Brasil praticamente se eliminou as ferrovias e o transporte por água não é muito significativo. Tudo é transportado por caminhão.

CARROS
Vocês já notaram como aumentou o número de veículos circulando por rodovias e cidades. Tem uma explicação para o repentino boom. Em parte a explicação reside no fato de mais pessoas se locomoverem de carro. Quantos Uber circulam entre nós todos os dias sem que nos apercebamos. Na medida que os ônibus transportam menos passageiros, estas pessoas andam de carro. Ou próprio ou Uber, por exemplo. Isso explica em parte o fato.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.