Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 29-01-2026
Por Raul Petry
NOTA
Se fosse feita uma pesquisa para dar nota ao kerb de 2026, incluindo Tramandaí, que nota sairia desta enquete. Acho pessoalmente que, no mínimo, nota 8. Tudo funcionou bem, na verdade superou as expectativas. Aqui em Ivoti o kerb foi visivelmente prejudicado pela chuva. Choveu sexta-feira de noite e no domingo. No domingo a chuva foi quase o dia todo. O tempo melhorou somente por volta das 16h30min. Salvou a lavoura, mas não o suficiente para aumentar muito o público.
AQUI
Aqui em Ivoti evoluímos muito na decoração da estrutura montada. A própria estrutura matou a pau, foi muito bonita, comparada com anos anteriores. O ambiente foi muito bem decorado. E o lonão foi um modelo diferente, maior, dividido em ambientes, muito show. Não tem o que reparar. Na segunda-feira de noite tudo estava desmontado e o trânsito liberado.
TRÂNSITO
Por falar em trânsito, houve reclamações por causa do fechamento da Av. Presidente Lucena. Gente, mas foram só 10 dias, isso não tira pedaço de ninguém. Acho que devemos reclamar menos, há um exagero nas reclamações. Faz 31 anos que o kerb é realizado ali e a festa mesmo vai e quinta até domingo, sempre terminando cedo, antes das 11 da noite. O povo precisa desse ópio para ter momentos de lazer e festança. Isso faz parte do equilíbrio de quem trabalha a semana toda e no fim de semana tem que espairecer. De qualquer maneira dizem que este foi o último na Praça Concórdia. Lamentaria muito, pois sei que não há lugar melhor do que esse para a realização do kerb.
INGRESSOS
Quanto a cobrança de ingressos, o número de pagantes acusou a marca de 18.000 mil pessoas. Como não foi cobrado na quinta-feira, paradoxalmente, a noite de maior público, mais as pessoas que não pagam, dá para se calcular um público de 25 a 30 mil pessoas no total. É gente que não acaba mais. Pois bem, o kerb chegou, foi embora e ficou a saudade para uns e o alívio para outros, ainda bem poucos.
LÁ
Lá em Tramandaí, o que aconteceu ali não dá pra explicar. Muito menos o futuro do re-kerb de Ivoti na praia. Ele cresce 20% a cada ano. É uma festa linda, as pessoas todas elogiam. Afinal, você está na beira do mar, vivendo do bom e do melhor, amigos por todos os lados, muita música, comida e bebida, não tem nada melhor. Trata-se de uma das festas mais alegres que conheço. Todas as festas transbordam de alegria geralmente, mas o kerb na praia, por suas peculiaridades, se supera. Comida, bebida, mar, brisa leve e refrescante, dança da polonaise, encontros, reencontros, 5.000 espetinhos gratuitos, foi uma delícia, uma festa incrível. Falamos com muitas pessoas de municípios longínquos, e todos foram unânimes. Elogiaram pra caramba!