Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 29/05/25
Por Raul Petry
PADRE
O assessor do prefeito Valdir foi padre e agora leva uma vida de cidadão normal. Inclusive foi padre na Paróquia São Pedro de Ivoti. Depois de uma breve saída para Canela, retorna agora para Ivoti como assessor do prefeito.
JACARÉ
O prato do peixe Pirarucu não é mais novidade em Ivoti. Ele já foi preparado pelo Dallas Gastro Pub junto a Casa Adoma no Núcleo de Casas de Enxaimel. Neste domingo vai ter mais uma novidade. Serão assados, além de outro Pirarucu, vários jacarés. Quem nunca comeu carne de jacaré já sabe o caminho neste domingo. Vale lembrar que domingo encerra a Feira do Mel, Rosa e Nata e a expectativa é de grande público.
ASCENSÃO
Todos os anos temos dois feriados religiosos. A Ascensão do Senhor, feriado evangélico que se comemora no mês de maio. E o Corpus Christi, da comunidade católica, é comemorado em junho. Hoje é feriado em Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena, além de Picada Café.
MAQUETE
Na manhã de sábado, durante o seu pronunciamento na solenidade de abertura da Feira do Mel, o prefeito Valdir apresentou a maquete da nova entrada de Ivoti na BR-116. Deverá ser construída uma pista elevada para evitar que os veículos que entrem na cidade tenham que cruzar a pista. A obra deverá custar 8 milhões.
PERIGO
Na manhã de ontem a descida do Travessão, trecho da Av.Presidente Lucena, entre o Restaurante Pepperoni e a Sicredi, que antigamente era chamado assim. Como choveu bastante na madrugada de ontem, a produziu verdadeiras crateras no asfalto, levando o saibro. Um veículo atolou o pneu traseiro numa dessas crateras. Não dá para culpar a administração municipal pelo acontecido. Afinal, a avenida está em obras e a chuvarada foi de noite. De qualquer maneira podemos melhorar o trabalho do setor de trânsito, mesmo porque está de titular novo. O antigo diretor do Trânsito foi demitido pelo prefeito Valdir.
CERVEJARIAS
Fechamos cinco cervejarias na cidade. Adoma, Tupiniquim que está chegando, Eich Benck, Rótula Bier, Schallen e Fatbull. As duas últimas têm sede própria na cidade, só não produzem a cerveja aqui. Aqui houve uma pequena explosão de cervejarias ditas artesanais, como acontece em todo o Brasil. Na verdade, de artesanais elas não tem nada. Durante a Feira do Mel, todas elas estão com ponto de vendas no Núcleo de Casas de Enxaimel. Portanto, cerveja para tomar não falta. Há 20 anos não existia nenhuma delas. Na época, havia me impressionado com a Baviera, estado alemão que tinha na época 800 cervejarias.
