Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 29-08-2025

29/08/2025 - 00h18min

Por Raul Petry

ÔNIBUS
Ontem saiu a notícia de que a Socaltur deixaria de circular no dia de hoje. Na verdade, não é bem a verdade. O que é verdade é o fato de haver negociações para uma eventual venda mas, enquanto isto não acontecer, a Socaltur continuará a atender os usuários.

DIREÇÃO
A direção a empresa lamenta o fato e não ter havido uma consciência da municipalidade para ajudar a subsidiar o ônibus circular da cidade. Como a linha dá prejuízo a direção da Socaltur procurou o prefeito para propor uma parceria que fosse boa para ambas as partes. Afinal, na maioria das cidades da região e do mundo, o poder público subsidia o transporte público.

NEGATIVA
Como isto não aconteceu, não é possível continuar com uma linha que dá prejuízo. A Socaltur mantém os ônibus em bom estado de conservação, a limpeza é prioridade, os funcionários são bem treinados, enfim, a empresa só vai se retirar do transporte coletivo por não ter outra opção. Só para ter uma ideia, a metade dos passageiros não pagam passagem.

SUBSÍDIOS
Na maioria dos países o poder público dá subsídios para o transporte coletivo, inclusive os países ricos a Europa. Esta é uma norma generalizada porque o sistema não consegue operar com lucro e ao mesmo tempo manter o preço das passagens num nível baixo. A direção da Socaltur citou o exemplo de Canoas, onde os ônibus operam com passagem de graça, um sistema que custa 7 milhões por mês para o município. Desta forma muito mais pessoas se utilizam do ônibus, o que é um benefício indiscutível.

COBRANÇA
Já que esta história de quebra-molas é um vaivém, tira e bota, mas eles sempre existem, vamos para o tudo ou nada. Outro dia lancei a ideia de exigir que o poder público atenda os pedidos da população e instale os 70 pedidos de quebra-molas que estão na mesa do prefeito. Olha, não deixa nenhum sem instalar. Vamos encher a cidade com este estorvo sem utilidade alguma e que só provoca prejuízo para os donos de veículos. O pára e arranca gasta mais gasolina, atrasa os percursos, cansa as pessoas que estão andando tranquilamente numa via e são obrigadas a pisar no freio e praticamente arrancar do zero e por aí vai.

PESQUISA
O dia que alguém me apresentar uma prova concreta e científica de que quebra-molas reduzem acidentes, na hora vou virar fã desses quebra-molas. Como isto nunca vai acontecer, fico na minha e apenas externo minha humilde opinião contrária a estes instrumentos, verdadeiros estrupícios inúteis. De Ivoti a RS-239 em Portão indo por Estância Velha, o motorista tem que enfrentar 22 quebra-molas. Ida e volta são 44. Ninguém merece isso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.