Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 29-09-2025
Por Raul Petry
MEMORIAL
Este foi fim de semana da Feira da Colônia Japonesa, um evento que agora acontece duas vezes por semana e que atrai muita gente. Fica ali perto da BR-116, tem comida boa e variada, além de atrações culturais do Japão. Quem nunca foi, sugiro que não perca pelo menos uma edição porque a culinária é variada, o ambiente muito bom. Enfim, um ótimo programa para as pessoas espairecer num domingo. A propósito, dá para visitar o Memorial da Colônia Japonesa, que fica ao lado.
PÓRTICO
Como ficou a questão do pórtico, pois na época da construção, a empresa ganhadora usou madeira de qualidade inferior àquela exigida pelo edital. O resultado foi a rápida deterioração do pórtico. Na época deu o maior bafafá. Se foi trocada a madeira não sei. Só sei que a empresa que construiu o pórtico disse na época que não faria o retrabalho.
BANHEIROS
A vereadora Marli Heinle Gehm fez uma revelação que abriu os olhos do restante dos colegas. Ela disse que o setor de fiscalização da Prefeitura deveria fiscalizar melhor as construções. Muitas obras estariam acontecendo pela cidade com o número de banheiros inferior ao necessário, o que obrigaria as pessoas usar terrenos na volta. Ela deve saber onde é, pois a denúncia foi uma surpresa para todos.
FURTO
O Cemitério Municipal volta e meia é vítima de furtos os mais diversos. Há 15 dias atrás levaram tudo, até caixinha de luz. É necessário a instalação de uma câmera de vídeo no local, para evitar os seguidos furtos. Como não tem prova, não se sabe quem foi, apesar dos rumores de que o autor dos furtos seria conhecido.
AGRICULTURA
A Prefeitura adquiriu e cedeu para a Associação dos Agricultores de Ivoti implementos agrícolas em forma de cessão de uso. A Prefeitura compra, cede para a Associação, que faz uso e a manutenção. As máquinas foram uma colhedora de forragens, uma grade niveladora, uma roçadeira e uma carreta agrícola.
ATENDIMENTO
Continuam as reclamações da população que se socorre no hospital com relação ao atendimento. Dois vereadores querem explicações do hospital, que deixaria a desejar com relação ao atendimento. Até para o evento de casos mais graves tipo AVC o atendimento não seria o exigido. Se tiver que ser feita uma tomografia é necessário fazer o pagamento. Sabe-se que a Prefeitura faz um repasse muito grande para o Hospital por mês, além de municípios vizinhos. E tem as emendas parlamentares. Mas também se sabe que saúde é coisa muito séria e exige muitos recursos. Com relação ao número de médicos, durante o plantão apenas um médico atende toda a demanda.
MÉDICOS
Por falar em saúde, outro assunto que se ouve falar é a falta de pagamento de médicos que atendem o município. A empresa terceirizada parece que é do Paraná.
