Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 30/06/25

30/06/2025 - 00h18min

Por Raul Petry

SUSTO
É compreensível que os responsáveis pela defesa civil e institutos de meteorologia se precavessem com relação a chuvas que estavam previstas para sábado e domingo. Se falava que poderiam chegar em certas regiões a 200 mm. Depois do que aconteceu no ano passado, todo cuidado é pouco. Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça!

70 mm
Na prática choveu em Ivoti cerca de 70 mm, o que não é pouco, mesmo porque na semana passada a chuva chegou a perto de 150 mm na semana toda. Na sexta estava todo mundo apavorado com as previsões. Avisei que não era para tanto, porque estava ali colocado o componente psicológico, que vai levar anos para ser esquecido.

SUSPENSÃO
A maioria dos eventos foram cancelados para este fim de semana. Por exemplo, jogos de futebol, enfim, os eventos previstos para serem realizados ao ar livre. Com o dilúvio que estava previsto não teriam como ser realizados. Outros eventos em área coberta como festas foram todos realizados porque não tinha porque cancelar.

RIGOROSO
Chuva agora só daqui a uns 10 dias. Vamos nos livrar da chuva, mas não do frio. Para a semana que vem estão previstas temperaturas abaixo de zero na serra. Por aqui a mínima prevista é de 1 grau. Portanto, já podemos dizer que estamos diante do inverno mais rigoroso dos últimos tempos. Faz frio sem parar a três semanas, coisa rara de acontecer.

RIO FEITORIA
Medimos a vazão do Rio Feitoria. Com 70 mm de chuva, o Rio Feitoria subiu mais ou menos um metro. Portanto precisaria chover o dobro, ou seja, 140 mm para o Rio Feitoria transbordar. Se isto tivesse acontecido continuando a chuva domingo, o Rio Feitoria teria saído do leito e talvez invadisse o Núcleo de Casas de Enxaimel.

INTERVALOS
Quando a chuva acontece em intervalos maiores ele não transborda nem com chuva de 140 mm. Por exemplo, há duas semanas o Feitoria não transbordou mesmo chovendo 150 mm, mas durante a semana. Aí deu tempo da vazão acontecer mais rápido.

DESASSOREAMENTO
Que se saiba, nenhum município fez um trabalho parecido com Lindolfo Collor. No município vizinho foram desassoreados enormes trechos do Rio Feitoria e retiradas toneladas de entulhos. O trabalho no município vizinho pode ter ajudado na menor retenção do Rio Feitoria nas duas vezes que choveu mais neste mês de junho.

VOTO IMPRESSO
Na sessão do dia 16 de junho houve um pronunciamento sobre a necessidade do voto impresso. Foi solicitada a participação da Câmara Municipal sobre o assunto, pois no dia 9 haverá votação no Congresso sobre o assunto. O voto impresso é um pleito antigo e usado na maioria dos países do mundo. A propósito, na votação de vetos e da eleição do presidente da Câmara, também poderia ser usado o voto aberto na Câmara de Ivoti.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.