Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 30-09-2025
Por Raul Petry
RESPOSTA
A direção do Hospital São José respondeu ao vereador que questionou o atendimento que envolveu um AVC e o corpo médico não teria dado muita atenção ao evento.
FLORES
Mal terminou o último evento, que foi o IVOTCHÊ, já vem aí a 18ª Feira das Flores, que será dias 17, 18 e 19 de outubro e 24, 25 e 26 de outubro. Portanto, daqui a 3 semanas. A Feira das Flores teve a sua 1ª edição depois de muita insistência aqui desta coluna porque não tínhamos nada que lembrasse as flores. Naquela época, tal como hoje, a Poder Público usa o slogan de Cidade das Flores e não tínhamos nada para mostrar aos visitantes que quisessem conhecer a Cidade das Flores.
EVENTO
Na época, lembrei que poderíamos fazer um evento acerca de flores e a ideia foi encampada há 18 anos com a realização da 1ª Feira. Este ano chegamos a 18 anos de Feira e ela ficou adulta nas últimas edições, levando até o Núcleo de Casas de Enxaimel uma pequena multidão. No ano passado foi muita gente.
CURSO
O Instituto de Educação Ivoti tem Curso de Qualificação, Produção e Cultivo de Flores e Plantas. A Prefeitura destina 20 bolsas de estudo por ano para residentes do município. O curso visa fomentar a capacitação técnica e o acesso à qualificação profissional. Cada beneficiário terá uma contrapartida financeira e terá que ter frequência mínima para ter direito à bolsa.
GOSTANDO
Já que há 18 anos não tínhamos praticamente nada que justificasse o slogan de Cidade das Flores e surgiu naquele ano a Feira das Flores. Na verdade, de lá para cá, muito pouco foi feito pelo poder público para realmente fazermos jus ao slogan. Ele consta inclusive nos documentos oficiais do município como papel timbrado por exemplo. Neste ano, porém, as coisas começaram a andar. Já na gestão anterior se via iniciativas, mas não concretas como na administração do prefeito Valdir.
PRA VALER
Agora o negócio é pra valer. Temos até curso de plantio de flores, aliás, ele abrange todo o ciclo desde o plantio até a comercialização. Na época havia os que cultivavam flores, parece que até mais do que temos hoje. Mas tenho certeza que, investindo em flores, podemos nos tornar uma referência neste negócio na região ou talvez no estado. Tudo vai depender de iniciativas da Prefeitura. Ela só precisa dar o pontapé inicial, mostrar o caminho. O resto os empreendedores fazem.
VIZINHANÇA
Se você visitar cidades vizinhas, elas não perdem para Ivoti na ornamentação da cidade com flores. O que precisamos fazer é ir além, ornamentar Ivoti com flores mais do que qualquer outra cidade e se transformar num centro de plantio e comercialização de flores. Não precisamos nem ser parecidos com Holambra, a cidade das flores no Brasil. Mas só imitar um pouco eles.
