Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão

21/12/2023 - 14h43min

BORRACHUDO – O pessoal está começando a reclamar dos borrachudo de novo. No ano passado foi um coro só as reclamações das picadas do mosquito. Será que o pessoal responsável não está sabendo enfrentar o mosquito ou qual é o problema?

ACORDÃO – Na semana passada foi eleito o presidente da Câmara da Vereadores para o ano que vem. Fizeram um acordo na véspera para eleger Volnei Renato Gross como presidente. Assim foram agradados gregos e troianos. Na votação deu 8 x 1, com um voto contrário. Achei que já tinham mudado o regimento interno para o voto ser aberto. Tá todo mundo querendo saber quem votou contra. Isso não existe mais. O voto tem que ser conhecido. Afinal, vivemos numa democracia ou num regime onde representantes do povo votam e os seus eleitores não sabem como ele votou.

RÓTULA – Tem uma rótula que não é rótula. Tem apenas os tachões em forma de círculo no meio do asfalto e o trânsito se vira como pode. Na verdade, é um dos lugares de mais movimento em Ivoti. Uma pessoa de idade me disse que foi xingado de tudo porque fez valer o seu direito de preferência para retornar porque estava dentro da rótula e os motoristas o xingaram de tudo que é nome. Ele vinha pela Av.Bom Jardim e se deu conta já no cruzamento que tinha esquecido algo. Aí resolveu voltar pela rótula, que dá prioridade para quem está dentro dela.

NÃO É – Só que o que parece ser uma rótula, não é. Ali não tem espaço para fazer uma rótula de verdade e por isso ficou daquele jeito parecendo ser mas não é. Mas aquele cruzamento de qualquer maneira tem que ser melhorado, de um ou de outro jeito. Tem muito movimento ali, a rótula que tem ali funciona bem ou mal e são poucos os acidentes que acontecem ali, apesar do momento. As autoridades municipais tem esperanças de conseguir um espaço maior para implantar a rótula.

ORÇAMENTO – O orçamento da Prefeitura de Ivoti para o ano que vem será de 155 milhões. É muita grana mas podia ser bem mais. 60% do valor vem de volta do governo do Estado e da União. Esse dinheiro nem deveria sair daqui. Brasília deveria centralizar cada vez menos, foi o que o ex-presidente prometeu mas não fez. Seu slogan era menos Brasília e mais Brasil. Com o atual governo pode esquecer. Eles querem centralizar tudo. Então nos resta analisar os números, pegar o dinheiro que volta para cá e usá-lo da melhor maneira possível e dizer amém. De qualquer maneira é um bom orçamento.

ENGESSAMENTO – O problema é o engessamento do orçamento. Os prefeitos ficam de mãos atadas muitas vezes, porque tem que obedecer leis federais e estaduais. Por exemplo, os professores têm que gastar 30% do tempo pra preparar aulas. Isso exige um gasto 30% maior do município. Isso não existe na maioria dos países.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.