Colunistas
Panela de Pressão – 5/07/24
Raul Petry
SAUDADES
Fala-se aqui e ali em eleições, mas nem parece que teremos neste ano, daqui a quatro meses, eleições municipais. Está tudo muito quieto, o único agito está restrito ao pessoal que milita na política. De resto, nem parecido com outros tempos. Como era bom há 20 anos, quando as campanhas tinham meio ano. Era o ano todo só se falando em eleições, tudo era liberado e não importava se quem ganhava era o que mais gastava. Os candidatos pagavam festas, faziam jantas com os eleitores e tudo era válido. Carros com bandeiras na rua andavam para cima e para baixo, nos terrenos tinham placas com cartazes dos candidatos, enfim, a eleição era uma festa. Hoje a eleição não dura mais de 2 meses e começa oficialmente só em agosto. Naquela época os candidatos não ganhavam dinheiro do governo, cada um tinha que se virar. Agora inventaram o Fundo Eleitoral de bilhões de reais a cada eleição. Virou uma picaretagem só. Antigamente os maus políticos metiam a mão no bolso da população só depois de eleitos. Agora fazem isso antes mesmo com o obsceno Fundo Eleitoral.
CONVENÇÕES
Daqui a 15 dias teremos a convenção dos partidos. É nesta reunião que os convencionais, aqueles que fazem parte de um grupo eleito dentro do partido, decidem quem serão os candidatos. Ninguém pode se considerar candidato sem ser chancelado pela convenção do partido. Aqui em Ivoti provavelmente teremos só dois candidatos. Se surgir um terceiro será surpresa. Comparado com décadas passadas quando só tinha a Arena e o MDB, agora temos o PP, o MDB, o Republicanos e o Podemos. Na prática, dois estão na parada, o Republicanos da Maria e o PP de Martin e seu pré-candidato Valdir Ludwig.
GRAÇA
A eleição, como estava colocada antes da entrada no cenário de Valdir Ludwig, estava inclinada bem para o lado da Maria. Ela continua com maiores chances de ganhar e não se sabe ainda o efeito da entrada de Valdir Ludwig. Em eleições no Brasil, geralmente vence quem é mais conhecido. Neste quesito Maria ganha. A situação tem que virar o jogo e fazer a população acreditar que Valdir tem mais predicados que Maria para administrar Ivoti. Também não se sabe se o prefeito Martin vai pegar Valdir debaixo do braço e sair a fazer campanha. Martin tem uma boa avaliação e vai transferir votos. O problema é que Maria arranca com 30 a 35% dos votos cravados e não será fácil tirar votos dela. Ela tem o eleitorado dela que vota em Maria até debaixo d’água.
INTERESSANTE
Sem dúvida, a entrada no jogo de Valdir Ludwig, gerente da Caixa, trouxe uma expectativa a mais para o jogo eleitoral. Sem ele confesso que a eleição seria meio chocha. Com Valdir, o fato novo à última hora, as coisas podem mudar de figura.