Colunistas
Para presidente Bolsonaro ganhou com larga vantagem no 1º turno aqui
Para confirmar a vontade da maioria dos eleitores gaúchos e também repercutindo a votação unânime da região de circulação do Diário, Presidente Lucena proporcionou uma votação maciça para Jair Bolsonaro, que contabilizou 1.301 votos (63,61%), seguido pro Haddad com apenas 227 votos (11,13%). Foi uma diferença muito grande, o que quer dizer que o povo quer mesmo uma mudança radical. Ciro Gomes, do reduto pedetista, ficou na terceira posição, com poucos 218 votos (10,69%).
EMPATE TÉCNICO
Para Governador do RS, todos sabem que José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) tiveram um empate técnico, ou seja, com uma votação muito aproximada. Aqui no município, a diferença foi pequena entre os dois candidatos. Sartori fez 905 (47,04%) votos, e Leite 603 (31,34%). O PDT, representado pelo candidato Jairo Jorge, teve uma votação inexpressiva de 200 votos (11,43%).
VOTAÇÃO PARELHA
Um dado interessante é que para deputado estadual a votação foi parelha entre os três mais votados, sendo 308 para Lucas Redecker (PSDB), 296 para Giovani Feltes (MDB) e 254 para Marcel van Hattem (Novo). Os três se elegeram no RS, mas a votação mais expressiva no cômputo total de votos foi para o jovem Marcel van Hattem, que contabilizou duros confrontos com adversários petistas como a Maria do Rosário, e que falou que vai incomodar o PT lá por Brasília.
POR AQUI
Por aqui, a luta por uma cadeira na Assembleia Legislativa Estadual ficou mais igual entre Elton Weber (PSB) com 181 votos (9,68%) e Zilá Breitenbach (PSDB), que fez 174 (9,31%). Ambos se elegeram. Também se elegeu Gabriel Souza (MDB) e levou 114 votos. Na frente da disputa para o Senado, quem mais pontuou aqui foi Luis Carlos Heinze (PP), indicado por Bolsonaro como opção 2 para integrar a bancada ruralista.
UMA PONTE IMPORTANTE
Tanto se fala em escoamento da produção, assunto que eu defendo muito e considero que os prefeitos da região devem realmente se empenhar. Está tendo continuidade a obra da ponte na Picada Schneider. A obra iniciou em abril e vai beneficiar mais de uma dezena de famílias que trabalham com hortaliças, mato de acácia e eucalipto, e devem ter uma ponte em boas condições para passar com trator.
CRIANÇAS
Nesta semana as crianças das escolas municipais tiveram atividades especiais. Ontem, elas se divertiram a valer no Parque Municipal Egon Gewehr, onde vários brinquedos infláveis estavam instalados, numa parceria com o Sesc.
BURACO TAPADO
No domingo da eleição me deparei com um buraco aberto no passeio público em frente a empresa de Calçados Luz da Luza, na Av. Presidente Lucena. Foi uma infiltração no local, que foi isolado para evitar acidentes. O secretário Carlos Schaefer (Kol) ficou sabendo que um fotógrafo do Diário esteve ali e já arrumou o problema na segunda-feira.