Coluna Nova Petrópolis
Parabéns, Equitrupe
Parabéns a Equitrupe pelo título da Gincana Municipal, festejado ontem à tarde na Rua Coberta. Só quem se envolve com essa competição sabe o quanto ela é trabalhosa. Mas vale a pena. E é essa dificuldade engrandece a conquista. Parabéns à equipe campeã e às demais, pela determinação e excelentes trabalhos realizados ao longo da gincana de 2019. Cabem menções especiais à bela noite cultural na sexta-feira e à grande festa realizada pelas cinco equipes na tarde de domingo.
PRESIDENTE NA SESSÃO
Na semana passada a Câmara de Vereadores recebeu ofício da Sociedade Canto Amizade, de Vila Olinda. No documento, o presidente da entidade, Mário Becker, solicita espaço na tribuna durante a sessão de hoje, dia 1º. Ele pretende falar aos vereadores sobre as demandas da entidade que preside, o que gerou bastante expectativa.
NA LINHA OLINDA
Neste sábado, dia 6, a Associação de Moradores de Linha Olinda realizará reunião para a formação de uma nova diretoria. O encontro acontece às 16h na antiga Escola Tiradentes.
RESPOSTA À CÂMARA
Voltando à Câmara. Há algumas semanas a bancada do PSDB questionou o Executivo sobre quando serão homologados os laudos para que a insalubridade seja paga aos funcionários que têm direito, conforme lei aprovada. Entre os que passaram a ter direito a insalubridade a partir de lei aprovada pela Câmara estão funcionários da Secretaria de Obras. O projeto foi aprovado no fim de 2018 e envolveu bastante polêmica. Agora o Executivo respondeu. Conforme a administração municipal, os laudos serão validados quando forem apuradas complementações necessárias. No ofício de resposta ainda consta que os adicionais de insalubridade observarão as conclusões, especificidades e orientações contidas no laudo. Certamente são estas as “complementações” com as quais a administração se ocupa no momento.
CAPACIDADE
Depois que comentei aqui sobre uma possibilidade de emenda parlamentar no valor de R$ 1,8 milhão para o asfaltamento do acesso ao Ninho das Águias, um leitor da coluna questionou-me: a Prefeitura teria os R$ 545 mil de contrapartida, exigidos para a emenda?
PRESSÃO
A Secretaria de Obras tem sido destino de muitos pedidos de informações na Câmara. Rodrigo Santos (PSB) já questionou a evolução dos gastos com manutenção de máquinas e veículos entre os anos de 2016 e 2018, sendo atendido há uma semana. No momento ele aguarda a resposta para um pedido sobre os gastos específicos com duas patrolas e um ônibus. Na sessão de hoje ainda apresentará um pedido para ter acesso à planilha com os nomes das empresas que fazem a manutenção de máquinas e da frota de veículos do município, bem como os valores gastos. Além disso, Nei Schneider (PSDB) quer saber a quantidade de horas extras e o valor pago para cada operador de máquina e motoristas de caminhões da Secretaria de Obras. O tucano também pede os nomes dos operadores e motoristas desde 2016 até o momento. Haja papel para tantas respostas!