Colunistas

Picada Café

05/03/2018 - 08h27min

Atualizada em 14/03/2018 - 14h34min

MÊS DA MULHER

Março, dizem, é o mês da mulher. Isso em função do Dia Internacional da Mulher. Mas temos que reconhecer que no cotidiano o ano todo é da mulher, ela que nos abençoa com seu dom de esposa, companheira, colega, amiga, chefe, irmã, mãe, avó… Em Picada Café dois momentos marcam a passagem desta data celebrada dia 8 de março. Na quinta-feira haverá uma edição especial do Hausmusik na Casa de Cultura Joaneta. A partir das 20h ocorre a apresentação de Gefrei Wendt, da Banda Porto do Som, além de mais um músico. O espaço é aberto e pede-se para que a população leve cadeira.

BACANA

A Casa de Cultura Joaneta é um espaço bacana. Um espaço para unir arte e cultura. É bem verdade que fica pequeno para um grande encontro de pessoas, por isso se propõem fazer eventos como este desta semana ao ar livre. O espaço é ideal para se dar oportunidade. E é isso que se está fazendo esta semana. Gefrei Wendt é natural de Joaneta e nunca esqueceu suas raízes. Temos outros músicos e artísticas que já passaram pelo espaço e outros que ainda aguardam uma oportunidade.

ENCONTRO

No sábado ocorreu mais um encontro promovido pelo Sindicato dos Calçadistas e Sindicato Rural. Este ano o evento foi na Fazenda Pirajá, em Nova Petrópolis. Lá se vão 24 anos de celebração do Dia Internacional da Mulher. Parabéns aos dois sindicatos que mantém esta tradição de valorizar elas que tanto se dedicam no dia a dia em suas funções. Aliás, ano que vem se completam 25 anos e tenho certeza que os sindicatos devem preparar uma bonita festa para celebrar esta data. Desta vez o encontro ocorre em Picada Café.

SAÚDE

A secretária da Saúde esteve na Câmara de Vereadores na semana passada. Ela apresentou os números do terceiro quadrimestre de 2017. Alguns chamam a atenção. Primeiro foi que nestes quatro meses teve 5617 atendimento médico de clínico geral, pediatra e ginecologista. Isso significa 1404 atendimentos por mês. Ela destacou que isso não significa 1404 pessoas doentes, mas sim que em muitos casos há reconsulta para mostrar exames, para análise de tratamento,…

JOANETA

Outro número que chama a atenção é a baixa procura por médico na unidade de Joaneta. De acordo com Nívea Kasper, em setembro, outubro, novembro e dezembro houveram apenas 351 atendimentos médicos na unidade, o que significa 87,75 por mês e acreditem, apenas 17,55 por semana, ou seja, um pouco mais de três atendimentos por dia. Bom, estes números devem ser analisados. Acho que deveria ser feito uma campanha para que mais pessoas procurem a unidade e com isso desafogue a unidade do Centro.

CUSTO

Não podemos esquecer que a saúde já está “sugando” 26% da receita de impostos da cidade. Um custo muito elevado. Algumas pessoas me perguntaram se não fosse correto fechar a unidade de Joaneta para diminuir os gastos com saúde. Não, essa não é a solução visto que os profissionais que estão atendendo a população em Joaneta são concursados. Entre outras palavras o rombo de gastos com a saúde ocorre com o Posto 24 Horas. A secretária disse que saúde é cara e é difícil falar em cortes. Vai diminuir atendimento médico, cortar medicamentos, especialidades,..? Ou diminui o atendimento que hoje é 24h ou se trabalha para aumentar a arrecadação de impostos, o que fará com que sobrem recursos para outros investimentos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário