Coluna Estância Velha

Precisamos de medidas de contenção de despesas o ano inteiro

23/10/2019 - 11h00min

Atualizada em 23/10/2019 - 15h40min

Na tarde de ontem, a equipe da Secretaria da Saúde esteve reunida com as enfermeiras da atenção básica, anunciando oficialmente a referência do Hospital Centenário para partos das estancienses, a partir de 1º de novembro. Foi comunicado o fluxo das gestantes, em direção ao Hospital Centenário. Me passaram que é só chegar direto lá, com comprovante de residência em Estância Velha, que será acolhida imediatamente. Também me informaram, que o trabalho nas unidades de saúde, com grupos no período da gestação não sofrerá nenhuma alteração.

BOA ESTRUTURA

Conversei esta semana com uma pessoa que trabalha no Hospital Centenário. Logo perguntei sobre a má fama do hospital. Esta pessoa me disse que lamenta a má fama, pois sabe que todos os profissionais são muito qualificados. Admite que o hospital assim como o nosso, necessita de reformas, mas que a obstetrícia é muito bem instalada, e tem a UTI neonatal, que é muito importante, após o nascimento dos bebês.

DEMISSÕES

Continuamos aguardando o anuncio das novas demissões, previstas pela prefeita Ivete, para sequência do seu plano de contenção de despesas. Por enquanto, ficou só as nove anunciadas pelo vice-prefeito Luciano, sendo que uma delas foi revogada pela prefeita, a da secretária da Fazenda.

AQUI ACABOU, EM IVOTI NÃO

De plantão este final de semana, confesso que fiquei com uma pontinha de inveja dos ivotienses, vendo o prefeito Martin anunciar pavimentação em algumas ruas do município, num investimento de 1,8 milhão, com recursos próprios. Pensei qual seria qual o segredo dele. A resposta veio no seu discurso na abertura da Feira das Flores. “Sou muito rigoroso com as despesas”. Também destacou que desde o início do ano, está tomando medidas para economizar. Então em pleno mês de outubro, quando Estância Velha paralisa obras por falta de dinheiro, ele investe quase dois milhões economizados durante o ano. Talvez este decreto de contenção de despesas, tivesse que sair no início do ano, e não no final como foi feito por aqui. De qualquer forma, fica os meus cumprimentos ao prefeito Martin Kalkmann de Ivoti.

ABSURDO

É simplesmente inaceitável que uma pessoa tenha que aguardar um mês para fazer uma cirurgia, de certo modo simples. E sei que tem casos mais graves. O morador do Rincão Gaúcho, felizmente foi chamado ontem, pelo Hospital de Canoas, depois de aguardar 25 dias internado, para fazer cirurgia numa perna. Já sei da explicação, de que a referência para traumatologia, por exemplo, é Canoas, e que o nosso hospital não tem muito o que fazer. Onde vamos parar neste caos da saúde pública no Município, Estado e no País. Vemos diariamente bilhões de reais escorrendo pelo ralo e a população cada vez mais desassistida, nas suas necessidades básicas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário