Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Prefeita Ivete Grande numa sinuca de bico

14/10/2019 - 10h18min

As demissões anunciadas pelo vice-prefeito Luciano, sem o conhecimento da prefeita, mexeram muito com os bastidores políticos, desde a última quinta-feira. A forma como foi feito tudo não agradou a ninguém. Soou como pura traição. Até o próprio partido do vice-prefeito repudiou a atitude dele, inclusive o Cidadania Estadual se manifestou diretamente à prefeita, dizendo sentir vergonha da atitude do seu filiado. Diminuir o número de cargos de confiança, era necessário e recomendado por todos, mas, vamos ser sinceros, esta “escolha”, deveria ter sido feita, no mínimo, em conjunto com a prefeita e não nas suas costas.

ESTRATÉGIA

Só o que se comenta na cidade, foi a intenção do vice-prefeito de “descolar” da administração da prefeita Ivete, e fazer um marketing político, para contribuir na próxima eleição, onde ele já deixou claro ter a intenção de retornar ao Legislativo. Ainda se comenta, que ele não fez isso sozinho, teria sido apoiado e orientado por um “dinossauro” da política local. Aliás, parece que Luciano Kroeff, está recuando da ideia de trocar o Cidadania pelo PSDB, seus planos atualmente, seriam outros.

SINUCA

A prefeita Ivete está numa situação no mínimo delicada. O vice-prefeito demitiu simplesmente, o presidente, a vice-presidente e a coordenadora do MDB Mulher. Isso vai causar uma explosão dentro do partido. Se voltar atrás, e revogar a portaria das exonerações, a comunidade não vai ver com bons olhos. Se fizer revanchismo, demitiria o Secretário do Meio Ambiente, e o da Indústria e Comércio, que são indicações do vice-prefeito. Porém, estes dois secretários estão realizando um bom trabalho à frente das suas secretarias. Tudo isso, acumulando o seu indiciamento na fraude da Saúde. Pelo que conheço da prefeita, não seria do seu perfil renunciar antes do final do mandato, mas que teria motivos, isso é inegável.

DUAS COISAS DIFERENTES

Justo destacar aqui, que os nove exonerados na quinta-feira, não tem nada a ver com a fraude da saúde. A comunidade está confundindo e ofendendo estas pessoas, em redes sociais. Gente, não quero aqui discutir a importância ou competência de nenhum deles, mas, vamos ter um pouco de respeito e empatia por estas pessoas. Só perder o emprego, da forma como foi, sem o mínimo de consideração pelos serviços prestados, sem o conhecimento da pessoa que os contratou, já é muito desconfortável para eles. Agora, imagina com tudo isso, ainda ser acusados de envolvimento com a corrupção na saúde?

MESMO DIA

Aliás, na avaliação da cúpula do MDB, até o dia do anuncio das demissões, foi planejado como estratégia política, para denegrir a imagem do MDB. Eu prefiro pensar que foi uma infeliz coincidência, pois realmente ficou estranho e confuso. O vice-prefeito deixou bem claro na coletiva de que as coisas não estavam relacionadas, mas a informação que chega até a população, e as suas conclusões ganham formas gigantescas, e nem sempre verídicas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.