Colunistas
Prefeito de Ivoti quer reduzir os gastos com energia elétrica
Não é de hoje que o gasto do Poder Público com energia elétrica é grande. O custo mensal para manter os prédios públicos é de mais de R$ 75 mil. Reduzir esse valor passou de preferência de algum gestor, virou necessidade para equilibrar as contas. O prefeito encontrou duas alternativas: trocar as lâmpadas dos postes das ruas para LED. A outra é mais ousada: instalação de energia solar. O projeto será implantado em oito prédios públicos como escolas, postos de saúde e ginásios, que são os maiores consumidores de luz.
PORTAL DO EMPREENDEDOR
A secretária de Desenvolvimento, Denise Rodrigues, concedeu entrevista ao Diário e Rádio Ivoti sobre o Portal do Empreendedor, aberto no mês de junho. Segundo ela, ainda na segunda-feira, mais uma empresa foi formalizada em Ivoti. Denise comentou que todas as demandas são atendidas no local: da regularização da vigilância sanitária, licenciamento ambiental até regularização do imóvel no planejamento urbano. O Portal fica ao lado da Biblioteca Pública de Ivoti.
CADERNO DO DIÁRIO
O caderno do Rota Romântica do Diário foi um sucesso. Melhor ainda saber que ele está sendo usado para trabalhos na educação. Os alunos do 7º e 8º anos da Educação de Jovens e Adultos de Ivoti (EJA) receberam a edição. Ainda no início desta semana, eles finalizaram a leitura do caderno com um café colonial. Segundo a professora Luciane de Almeida, da Ildo Meneghetti, os alunos utilizam o caderno para pesquisas, reconhecendo a Rota como construção cultural da região onde moramos. Ela comentou que eles também estudaram sobre a folha do plátano e a pintura dela. Por fim, a ação virou um projeto de pesquisa interdisciplinar para agregar conhecimento de outras disciplinas. “Queremos organizar um passeio pela Rota”, disse a profe. Sensacional essa iniciativa. Sou fã da educação e tudo o que ela pode fazer pelo presente e futuro de uma nação.
EDUCAÇÃO INFANTIL
O vereador Márcio Guth (MDB) questionou a Secretaria de Educação sobre a lista de espera das vagas na Educação Infantil. Em ofício, a pasta informou que as vagas serão ocupadas seguindo a ordem da lista de crianças na espera. A previsão de ocupação será de acordo com edital de chamamento público divulgado pelo município. As famílias serão chamadas para matricular as crianças no mês de outubro. Por fim, a Secretaria de Educação informou que a instituição que vai suprir a demanda será aquela que apresentar a melhor proposta e for selecionada por edital.
A MENSAGEM
Uma fala do vereador Satoshi Suzuki pode ser levada para a vida. Já havia mencionado aqui a mudança de postura do ex-presidente e prefeito por alguns meses. O japonês de Ivoti resolveu deixar aquele espírito “brigão” de lado que adotou em 2017 e mudou. Agora ele está na fase mais ‘paz e amor’. Tanto é que usou a tribuna da Câmara para pedir união dos legisladores. A fala dele foi sensata. Também acredito que deixar os assuntos pessoais de lado e focar no que é necessário será muito melhor para Ivoti. “A gente gasta muita energia disputando entre nós. A gente precisa trabalhar junto”, disse ele. Isso também é uma lição de vida, já que gastamos muito tempo e energia com situações e pessoas que não agregam em nada. Foco no que importa e no que podemos mudar!