Colunistas
Prefeito Egídio optou por não ir a Brasília
O prefeito Egídio Grohmann optou em não ir a Brasília para participar da Marcha dos Prefeitos e visitar gabinetes de deputados, senadores e ministros. Para fazer uma avaliação dos recursos que podem vir para o município, ele afirma que existe o Sincov, que é um sistema de gestão de convênios e contratos de repasse do Governo Federal. Ele entende, contudo, que é bom a Prefeitura ter um representante em Brasília para que acompanhe os trâmites referentes a repasses. Egídio afirma, entretanto, que o contato direto com os setores da Capital Federal é importante.
AUDIÊNCIA
A audiência pública para tratar da pavimentação de 16 ruas contou com 50 pessoas, aproximadamente. A reunião do prefeito Egídio com a comunidade foi na sala de reuniões do CRAS. Hoje à noite tem audiência na Associação de Moradores do Campestre, para asfaltar um trecho da rótula até a Exaltação da Santa Cruz.
MAU CHEIRO
O mau cheiro sentido no Ginásio Municipal Clóvis Luis Schaeffer durante um recente evento de grupos de danças, foi um assunto que repercutiu forte na Câmara de Vereadores. Enquanto uns atribuíam o problema a uma pocilga existe nas proximidades, o vereador Valdir Dill (Cacete/MDB), comentou que soube de um produtor que não espalhou de forma correta o esterco.
POEIRA
As estradas do interior e os acessos às roças são pedidos frequentes dos vereadores. Na Vila Dill, o pedido do vereador Cacete é para que a Secretaria de Obras molhe as estradas, pois muitas pessoas sofrem com a poeira e os consequentes problemas respiratórios advindos dela. O presidente da Câmara, Paulo Hanauer (PSB), por sua vez, pede que o secretário de Agricultura Breno Käfer, dedique uma atenção especial aos acesso às propriedades.
SEM AULA
As escolas das redes municipal e estadual não terão aula na próxima sexta-feira. O motivo é o estudo referente ao Ensino do Currículo Básico. É a primeira das quatro datas em que vai ocorrer a análise deste tema. As creches vão funcionar normalmente.
CAMPESTRE
Na rua Exaltação da Santa Cruz, no Campestre, existem muitos postes de luz que estão podres e inclinados, que só faltam cair. Um morador pede que a RGE faça uma vistoria na localidade e substitua os postes danificados, pelo perigo de ocorrer acidentes caso haja um vento mais forte.
RECLAMAÇÃO
O vereador Paulo Hanauer solicitou na Câmara que fosse feita uma limpeza na área de entorno do Parque Municipal, acima do ginásio. Há meses foi feito o corte de árvores no local e tudo ficou no chão.
RETIRADA
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Breno Käfer, comentou que foram retiradas as toras de eucalipto derrubadas no local. Segundo ele, as toras eram velhas e prejudicavam a vegetação intermediária. A bióloga Cíntia Milke avaliou a área para ver quais as espécies exóticas que melhor podem se adaptar no parque.