Colunistas
Prefeito em Brasília
O prefeito Gilmar Führ se juntou à comitiva de chefes de Executivo da região que embarcaram para Brasília nesta semana. O objetivo da ida foi participar da 22ª Marcha dos Prefeitos, mobilização que ocorre até quinta-feira. Pelas palavras de quem ficou, no caso o seu vice Lui Spaniol, há expectativa que o prefeito retorne com algumas articulações importantes para o município, especialmente no que se refere a emendas parlamentares.
CONFERÊNCIA
<10>Nesta terça-feira (9) teve a Conferência Municipal da Saúde no prédio do CRAS. Estiveram presentes o ginecologista Omar Sales a psicóloga Muriel Closs Boeff, que conversaram com os presentes sobre diversos temas relacionados ao SUS e atendimentos da rede de saúde municipal.
APRENDIZADO
<10>Os participantes que acompanharam o evento tiveram um espaço dedicado às demandas, onde foram sugeridas medidas para agregar valor e qualidade no serviço prestado, para serem encaminhadas para o Estado para que, desta forma, possam ser implementadas no município. O vice Lui e o secretário da Saúde, Pedrinho, sintetizaram este momento como “uma oportunidade de ver a situação do município pela visão dos moradores”, destacando que tudo o que foi dito e ouvido ali foi um aprendizado.
REFORMA DO POSTO
Na oportunidade aproveitei para conversar com o Pedrinho, que me garantiu que nesta semana o representante do deputado Afonso Motta (PDT) esteve nesta semana no município e está tudo alinhavado para a liberação de verbas para a reforma do Posto de Saúde. Se estima que até a próxima semana o recurso estará liberado, para então a Prefeitura dar encaminhamento para os demais protocolos burocráticos. A reforma em si deve iniciar em três meses.
FEIRA COLONIAL
A Feira Colonial teve um bom retorno de público no último domingo, gerando uma boa margem de lucro para os expositores. Mas a Prefeitura revela que deseja ampliar o evento gradativamente. Uma das principais medidas para tal é investir na divulgação da feira, tanto em mídia quanto nas redes sociais, para atrair mais público. A feira iniciou no segundo semestre de 2018 e ocorre no primeiro e terceiro domingo do mês, para não conflitar com demais eventos semelhantes que ocorrem na região.
SCHMIER
Por falar em produto colonial, teve grande repercussão a matéria publicada na última semana sobre a produção de schmier colonial em Lucena. Isso só demonstra que o produto faz parte do DNA lucenense, se constituindo numa excelente fonte de renda na agricultura familiar, gerando grande retorno para o município.
DECLARAÇÃO
Lembrando aos produtores rurais que ainda não declararam seu rebanho para o exercício de 2019, que o prazo encerra no dia 30. Quem não fizer, estará sujeito a multa. Mesmo os produtores com saldo zero devem declarar. Para fazer a declaração, é preciso se dirigir ao Posto Veterinário junto a Prefeitura.