Coluna Dois Irmãos
Prefeitura vai asfaltar mais de 10 ruas. Alguns moradores comemoram, outros nem tanto…
A Prefeitura vai fazer cerca de 33km de recapeamento asfáltico nos próximos dias. Vários bairros terão suas ruas pavimentadas. À medida que sair a lista dos trechos e o povo ir ficando sabendo, alguns podem se preparar para comemorar, outros para ir bater na porta da Prefeitura por não terem sido contemplados.
ALELUIA! ALELUIA!
A novidade é que Vale Verde e Floresta vão ganhar pavimentação. Depois de tantos anos, finalmente vai ter “cheiro de piche” na região norte da cidade. Quer dizer, não é em toda zona norte, pois a parte antiga do União ficou de fora! Alguém lembra quando foi o último asfalto feito no Vale Verde? Há 15 anos? Há 20 anos? Só sei que foi no tempo em que São João e Navegantes, por exemplo, tinham metade das ruas de chão batido, as quais, hoje, estão 90% pavimentadas.
PARABÉNS
Nestas horas tem aqueles que reclamam que pavimentação só ia para os mesmos bairros. Sempre! Mas, farei o contrário, vou elogiar a Prefeitura por distribuir melhor as pavimentações desta vez. E aproveito para elogiar o pessoal do Navegantes, São João e Moinho Velho (parte baixa, próximo ao rio) que estão com quase a totalidade das suas ruas pavimentadas. Que força vocês têm! Elogio merecido!
CHIADEIRA
Mas tem bairros na chiadeira já. Reclamando, inclusive no Facebook da Prefeitura. Não há como agradar a todos, mas só quero ver para “quem vai sobrar”…
RÁPIDAS
– Dentro dos próximos dias teremos a bênção dos veículos e a festa do Moinho Velho. É o Dia de São Cristóvão chegando.
– E também teremos a Festa do Colono, que será em Fazenda Padre Eterno. Sindicato e Emater já estão se preparando…
– Por falar nisso, é ou não um verdadeiro “shopping” a loja do Sindicato Rural? Temos que dar os parabéns aos agricultores daqui e de Morro Reuter, assim como à direção da entidade, porque lá atrás, no passado, tiveram a visão de ter uma pecuária. Hoje, é um “shopping”, tem de tudo, não só para os colonos (que se sentem em casa), mas para todos que gostam de bichos e plantas. É bonito de ver tanta variedade de tantas coisas por lá!
– Falando em coisa bonita, deixo um elogio ao fotógrafo Ismael Steffen. Ele fez um balcão em seu estúdio usando uma madeira que era do estábulo do avô, na Walachai. Não só ficou sensacional, como é uma preservação da história e da cultura.
– Aliás, quem também gosta de preservar estas coisas, inclusive alguns carros “mais antiguinhos”, é o Alexandre Meyrer, o Xandão. Se você encontrou alguma “velharia”, de máquina de escrever a esmeril ou rebolo (sabe para que serve um rebolo?), é só levar para o museu particular dele…
– A mensagem positiva do dia, do padre Marcelo Rossi: “Não diga a Deus o tamanho do seu problema. Mostre a esse problema a força do nosso Deus”.