Coluna Estância Velha

Prevenir, pois depois não há remédio

19/09/2018 - 11h00min

Ontem falei sobre o Setembro Amarelo. Hoje quero falar sobre o encontro para falar sobre suicídio, no qual estive ontem. Uma roda de conversa que falou em ações para prevenir, ações em que o foco era impedir que alguém sequer pense nisso. Hoje, jovens entre 15 e 29 anos são as pessoas que mais cometem suicídio no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é nessas pessoas que se focam os trabalhos de prevenção. O mês é de conversar sobre a situação, fazer-se ouvir. Depressão não é brincadeira e leva a extremos como tirar a própria vida, mas conversar sobre – como está sendo feito nessas rodas de conversa – é um grande passo a ser dado para ajudar quem precisa. Aproveitando a deixa, o 188 está disponível para quem precisa conversar, assim como o site www.cvv.org.br. O Centro de Valorização da Vida ajuda quem está disposto a procurar essa ajuda.

DESFILE

Já falei, mas vou repetir. Amanhã é dia de Desfile Farroupilha em Estância Velha. Honra e tradição invadem a rua Presidente Lucena. O momento é de grande importância para todos os gaúchos e, à noite, a centelha da Chama Crioula será extinta. Um ano até o início das comemorações novamente. Um ano até que voltemos às ruas, os cavalos voltem às avenidas e a Chama Crioula volte a ser expandida pelo Rio Grande do Sul. Esperamos que em um ano as coisas melhorem no Estado e que o Rio Grande se encha de orgulho, um orgulho forte e real, que hoje não temos sentido com a mesma intensidade de outrora. Além disso, vamos usar esse ano que esperaremos até a próxima Semana Farroupilha, também, para entender melhor algumas coisas e situações como a exposição “Senzala” do Acampamento Farroupilha não se repita, nem por engano.

AÇÕES

Ontem à noite a Câmara foi para o CTG e se aproximou do povo. Já falei aqui da importância de tal ato e do quanto deveria ser mais comum essa aproximação. Vão me dizer que isso já acontece, que a Câmara é aberta e o público pode ir até lá. De fato, inclusive, vão. Porém, nem todo mundo vai, nem todo mundo está nas sessões e, às vezes, se a montanha não vem a Maomé, Maomé pode muito bem ir até a montanha. Parlamentares são representantes do povo e estar junto, próximo, ouvindo, é de extrema importância. Todos que lá estão fazem um trabalho ótimo em prol da cidade, mas sempre se pode melhorar, sempre se pode fazer mais. A cidade e sua população agradece.

AINDA DÁ TEMPO

O Sebo Literário da Biblioteca Municipal termina hoje. É a chance de aproveitar e ir em busca de obras literárias de qualidade com preço baixo. Mas também é a oportunidade de sair de casa e ir até a entidade, fazer seu cadastro e começar a retirar livros para apreciar boas histórias. Diversidade de opções é o que não falta. Se não tiver nenhum livro do seu agrado para comprar, retire, faça a literatura viajar. A biblioteca agradece todos que ajudam e todos que transformam, dia após dia, o mundo da leitura em seu próprio mundo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário