Pronaf Habitação

Os agricultores que estão cadastrados no Pronaf podem acessar também o Pronaf Habitação, programa de financiamento para construção ou reforma de residências no meio rural. O módulo de financiamento prevê juros de 4,6% ao ano, carência de três anos e até 10 anos para pagar. Os produtores que tiverem interesse nesse financiamento podem procurar o escritório local da Emater/Ascar para informações e auxílio técnico.

BENEFÍCIO

O Pronaf é um programa muito bem falado e muito utilizado pelo agricultor. Justamente pelo baixo juro e facilidade de pagar a longo prazo. Mas claro, toda essa facilidade requer planejamento, ver a real necessidade de se utilizar do programa. No passado uns 15 a 20 agricultores se beneficiaram dele para adquirir área de terras, tratores, enfim, ações que fizeram a propriedade crescer e o melhor, produzir. Um benefício importante a quem quer fazer a propriedade crescer e melhorar. Os interessados devem procurar Emater/Ascar para conhecer e conhecer um pouco mais desse programa.

ALERTA

Na semana passada recebi a visita do amigo Júlio Wittmann, o “Xux”. Ele é natural aqui da Picada Café e atualmente reside em Nova Petrópolis. Hoje Xux é adepto ao ciclismo e percorre longas estradas. Ele me chamou a atenção da quantidade de plátanos que estão “morrendo” devido a um tipo de cipó que cresce junto a árvore e acaba matando ela. Isso serve de alerta e alguém tem que dar uma averiguada.

ACIDENTE

Há cerca de quatro meses um desses plátanos caiu no KM-206, no Morro Bock. Foi na madrugada e caiu defronte a um caminhão que trafegava na via, ficando destruído. Menos mal que não houveram vítimas. Pouco antes de cair havia passado um motoqueiro. Ou seja, o alerta é válido.

ROTA

Os plátanos dão um charme a mais a nossa região. Não podemos negar. É um verde lindo, muita sombra, a árvore símbolo da Rota Romântica. Muitas destas foram plantadas a mais de 20 anos e por isso seria bom contratar alguma empresa especializada para fazer uma análise de todas as árvores. E isso deveria ser feito para ontem, antes que novos acidentes ocorram.

INTERNET

Em função do incêndio que destruiu a central de operações da empresa Bitcom, fornecedora de internet para a Administração Municipal, todos os serviços on-line estão prejudicados. Sem acesso à internet os servidores que hospedam os serviços ficam sem comunicação com os usuários externos. A direção da empresa Bitcom estabeleceu o prazo de até cinco dias para retomada dos serviços. Todos os clientes da empresa foram atingidos. Em nota a Administração Municipal comunicou que buscará, dentro do possível, soluções emergenciais para atenuar os problemas gerados.

LINGUARUDO FRITZ

O ano de 2020 será de eleições municipais e ele, sim, está saindo do anonimato. O “Linguarudo Fritz” está saindo da moita e me disse que tem partido sendo recuperado em Picada Café. Qual será? PP, PT, PSB ou o MDB? Muito em breve devemos ter novidades. Dizem, inclusive, que um grande líder político a nível de Estado deve estar em Picada Café no lançamento, abonando filiações. Em breve devo ter novidades.