Colunistas

Quando começa ganha 45% mais

29/11/2018 - 11h00min

Segunda de noite funcionários públicos lotaram a Câmara Municipal para reivindicar aumento salarial. O prefeito Martin está irredutível e disse que neste ano não vai dar. Só no ano que vem, com reposição de 1,5%. Quando Maria assumiu deu 7,28% de aumento para uma inflação de 6,37%. Foi generosa demais diante da situação das finanças da Prefeitura naquele momento. Mas não foi só este aumento que ganharam os servidores públicos. Tem, ainda, aumento vegetativo, orgânico, aquele que aumenta o salário dos servidores públicos de noite, sem sequer ninguém se dar conta. A maioria dos prefeitos nem sabem quanto sobe a folha de pagamento só por conta de diplomas e certificados, muitas vezes que não tem nada a ver com a função do servidores, mas que engordam os salários sempre mais e mais.

POR INTERNET

O que são na verdade os ditos Planos de Carreira, que todos os órgãos públicos têm? Outro dia, o presidente de uma Câmara de Vereadores contou que, ao assumir, no dia 1o de janeiro deste ano, ficou perplexo com a quantidade de certificados e diplomas que apareceram na sua mesa para assinar promoção no salário do portador. Ele foi conferir e 99% deles não tinham nada a ver com a função que o servidor desempenhava. Tinha especialização que não durou mais de um dia e feita por internet, mas que valeu a seu portador um aumento de 5%. O novo presidente da Câmara Municipal cancelou na hora a maracutaia.

PLANO DE CARREIRA

A maioria dos planos de carreira dos servidores são verdadeiras arapucas, que muitas vezes dobram ou triplicam o salário dos servidores ao longo do tempo, tantas regalias estão ali escritas e que os legisladores, quando aprovaram, nem sequer leram, muito menos se preocuparam com as suas consequências. Os prefeitos geralmente também não se preocupam. O mandato deles é de quatro anos e depois o próximo que se vire. Tem um lance aí que, se for verdade, é um escândalo. Um professor que fez concurso público e foi aprovado, quando começar e apresentar um certificado de pós-graduação, ganha na hora 45% a mais. Alguém tem que descobrir da cabeça de quem partiu um absurdo desses.

EDUCAÇÃO

Aliás, a educação em Ivoti foi valorizada, mas demais. Não precisava ser tanto, nem podia. Ninguém é contra o professor ganhar bem. O que somos é contra ganhar demais. Imaginem, o servidor faz concurso para ganhar um salário e na verdade começa já ganhando quase 50% a mais. Da cabeça de quem saiu uma pérola dessas? Sabe-se que uma secretária do passado mandava e desmandava na Educação e a consequência são alguns absurdos salariais na pasta. Quem sofre as consequências é a população. Reparem alguns aspectos da cidade de Ivoti. Ruas com pavimentação péssima, obras que não saem do papel, a não ser quando o dinheiro vem de algum deputado federal, e por aí vai. O município ficou três anos seguidos no vermelho.

FINALIZANDO

Um dado que acho que nem o prefeito tinha conhecimento. O aumento vegetativo da folha de pagamento, sem nenhum aumento é de, pasmem, 7,8% ao ano. Este ano o prefeito não deu aumento nenhum. Mesmo assim, a folha aumentou 7,8%.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário