Coluna Nova Petrópolis

Quando os próprios motoristas são os culpados pelo caos

09/08/2018 - 11h00min

Costumo ser solidário aos motoristas no tocante às dificuldades e transtornos que eles enfrentam nas ruas e estradas da cidade. A falta de infraestrutura chama a atenção em vários pontos. Mas nada justifica o comportamento de alguns. Alias, são manobras imprudentes e às vezes até inacreditáveis que motivam boa parte do caos. Neste sentido, os acessos ao bairro Pousada da Neve são um bom exemplo.

POUSADA DA NEVE

Está certo que este bairro deveria ter melhores dispositivos de acesso junto a ERS-235 e vivemos na promessa de que dia eles serão construídos. Mas enquanto isso não acontece, os motoristas precisam obedecer e fazer funcionar os acessos atuais. Por exemplo: não é permitido sair da rua Tannenwald e dobrar à esquerda na 235, em direção ao Centro. Mas é uma manobra tão comum que até parece que no lugar dos tachões existe um trevo.

O LADO DOS ESPERTOS

O assunto das rótulas foi comentado pelo vereador Nei Schneider na última sessão da Câmara. Ele deu sequência a um tema levantado aqui na coluna e acrescentou um ponto importante. O lado direito das pistas da av. 15 de Novembro. Este tem sido o lado daqueles motoristas que se acham mais espertos que os outros. O sujeito vê uma fila de 10 carros parados do lado esquerdo da pista. E nenhum desses 10 motoristas é tão esperto a ponto de resolver usar a pista da direita, que está vazia. O espertinho resolve ir pela direita e quando chega na rótula descobre o motivo da espera dos outros 10. Mas aí a confusão já está feita.

O PERDÃO AO ESPERTINHO

Quando este motorista espertinho é de fora da cidade, até dá para dar um desconto, pois ele não conhece as características do trânsito. Turistas costumam ser distraídos, pois geralmente estão vendo a cidade pela primeira vez. Por isso, na medida do possível, devemos ceder lugar para eles nas rótulas. O que não pode é o motorista de Nova Petrópolis querer passar na frente dos outros pelo lado direito.

ACESSO À VILA GERMÂNIA

Ainda sobre motoristas que não conhecem a cidade. A Secretaria Municipal de Planejamento teve a importante iniciativa de fazer aquela intervenção na BR-116, tirando o canteiro central onde começa a av. 15 de Novembro. Isso melhorou o trânsito consideravelmente. Alguma intervenção do tipo também poderia ser feita lá perto, no acesso à Vila Germânia. Em muitos casos o município é impedido de intervir na rodovia, que cabe ao Dnit. Mas o fato é que aquele murinho que divide a estrada perto do Moinho Rasche pega muitos motoristas de surpresa. Poderia, pelo menos, ser melhor sinalizado.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário