Coluna Estância Velha
Quanto vale a saúde?
Estância Velha recebeu secretários da Saúde de Ivoti, Lindolfo Collor, São José do Hortêncio e Presidente Lucena na tarde de ontem. A pauta? Conversar sobre o setor de obstetrícia do Hospital Municipal Getúlio Vargas que é, hoje, referência para os municípios do entorno. O encontro visava, também, falar sobre os valores gastos com o serviço e como eles poderiam ser divididos entre as cidades. O trabalho, de fato, gera um alto custo para o município de Estância Velha e o governo do Estado repassa um valor, relativamente, irrisório para a cidade. É errado pedir ajuda? Não estou aqui para questionar nada, de fato, tenho meus pensamentos sobre a situação, mas os guardo para mim. O que me cabe aqui é tentar ver uma forma onde todos podem sair ganhando. Todos utilizam o serviço, alguns mais, outros menos, mas todos têm em Estância a referência para partos. Me pergunto: gastar com saúde é gasto ou investimento? É de se pensar.
A MEIO MASTRO
A bandeira do Brasil que fica hasteada sobre o Monumento ao Curtidor na rótula da Avenida Presidente Vargas, no Centro, “não quis baixar” na manhã de ontem. Os Bombeiros e a Guarda Municipal promoveram uma verdadeira operação para “soltar” a flâmula e conseguir deixá-la a meio mastro em sinal de luto pelo falecimento de Paulo Garlipp Filho. Parecia – para uma pessoa filosófico-poética que sou – que a própria bandeira não queria aceitar que a história se ia. Falei disso ontem, mas retomo o assunto. É história, é experiência, é vivência de 93 anos que deixa Estância Velha órfã. Após um trabalho de quase uma hora, ela desceu. Ficou a meio mastro, passou o dia tremulando como quem lamenta a perda de alguém próximo. E nós, assim também fizemos, lamentamos. Nos despedimos. E pedimos por dias mais alegres.
ANDANÇAS
Falando em “ser filosófico-poético”… Você já andou pela sua cidade? Já esteve aqui e acolá em Estância Velha e conheceu seus cantos e encantos? Vivemos num ritmo acelerado, cheio de compromissos e correrias contínuas, que não nos damos ao luxo de olhar para o lado e ver o que a cidade tem para oferecer. Eu estava andando em uma rua qualquer e vi que os ipês já colorem, em alguns pontos, o chão da cidade. Nada mais justo, a primavera começou já tem um tempo. Mas, nessa corrida diária, de carros acelerados, de buzinas altas, nem nos damos conta. Eu passei por essa rua várias vezes ao longo da última semana e só ontem, andando, é que pude perceber ela. Perceba sua cidade.
FÉRIAS
Prefeita Ivete está de férias. Até dia 24 de outubro, Luciano Kroeff é o prefeito da cidade. Um trabalho de muita dedicação e de muito esforço. Ivete sai em um momento de “cidade calma”. Houve outros períodos em que Estância Velha precisava da líder do Executivo de olhos bem abertos. Luciano tem total competência para fazer o trabalho de prefeito e, esses próximos 10 dias serão de, esperamos, calmaria e tranquilidade. São meus votos ao vice-prefeito.