Colunistas
Quem circula, trabalha ou mora no centro de Ivoti se espanta com a sinalização
Até parece que as motos são maioria no trânsito da cidade. Na prática não devem representar nem 10% do número total de veículos. Este é apenas um dos motivos porque não se entende a nova sinalização da av. Presidente Lucena no trecho entre a Gaelzer Neto e o entroncamento com a rua São Leopoldo. Tem mais placas de sinalização voltadas apenas para motos do que para veículos. Alguém poderia explicar isso?
MUDANÇA
Prego aqui mudanças urgentes na administração da cidade. A situação viária não é nada tranquila para o morador daqui. Ruas esburacadas, asfalto esfarelado nos bairros Farroupilha e São José, entre outros, remendos por toda parte, as ruas e avenidas da cidade se parecem mais com um município do nordeste do que qualquer outra coisa. Junte-se a isso os postes podres ainda espalhados pela cidade, temos um quadro crítico. A cidade é bonita, atrai muitos moradores de fora de Ivoti e que são bem-vindos. No entanto, não se faz investimentos no parque viário. Isto praticamente só acontece quando vem recursos destinados por algum deputado ou quando se empresta dinheiro no sistema bancário com juros de agiota como fez a administração passada.
VOLTANDO
Voltando às motos. Para cada 200 carros temos 10 motos estacionadas no centro de Ivoti. Só que em termos de placas de sinalização é o inverso. Para cada 10 placas onde está escrito MOTOS temos uma para carros. O que aconteceu? Você vai para Estância Velha e no Centro lá a sinalização não se refere a motos. Tem uma placa, por exemplo, que permite estacionamento de veículos com apenas uma observação: de que isto é permitido “exceto para motos”. Ou seja, a motocicleta tem que ficar em segundo plano na sinalização e não em primeiríssimo.
TRESLOUCADOS
A menos que se dê uma bela explicação para o fiasco que é a nova sinalização da av. Presidente Lucena no centro de Ivoti tem que mudar isso aí. Arrancar a porcaria que fizeram e trocar por uma sinalização sensata. Como aconteceu: com o novo passeio público construído no Centro trocaram também toda a sinalização. Um belo dia parou um caminhão no Centro e desataram a fincar placas de sinalização. Já era noite e nem deu para ver direito o que faziam. Fizeram o serviço a toque de caixa e foram embora. No outro dia deu a maior confusão e as placas amanheceram tapadas por um pano. Depois destaparam de novo e até hoje ficou por isso. As pessoas estranham, mas não falam nada. Numa quadra, fizeram dois estacionamentos com capacidade para cinco motos em cada lado da avenida em vez de fazerem apenas um com capacidade para dez motos. Onde entra a Prefeitura numa hora dessas. Isto que tem o cargo de Diretor do Trânsito.
REVISÃO
Vou insistir neste ponto. Na Ciência Econômica existe a figura da Microeconomia e da Macroeconomia. Por exemplo, a macroeconomia estuda os fenômenos econômicos como um todo numa abrangência maior. Aqui em Ivoti nos dedicamos ao micro depois de 30 anos de entulho que precisam ser removidos para o município voltar a respirar de uma asfixia sem precedentes. Por isto prego uma urgente atitude no nível macro para resolver todos os problemas no médio prazo. Não adianta numa hora dessas ficar beliscando aqui e ali. Não temos tempo para perder depois do município conviver com deficit nas suas contas, o que é vergonhoso para uma cidade do tamanho de Ivoti.