Coluna Nova Petrópolis
Quem é convocado a tomar uma vacina e não o faz, está deixando de colaborar com a saúde coletiva
VACINAÇÃO I
Amanhã, dia 10, começa mais uma campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe) para pessoas integrantes dos grupos prioritários. Fazem parte destes grupos crianças de seis meses até seis anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, entre outros. É preciso ficar atento ao cronograma, pois para alguns grupos a vacinação começa depois do dia 10.
VACINAÇÃO II
Os grupos prioritários totalizam 6.504 pessoas em Nova Petrópolis e a meta da campanha 2019 é vacinar 90% delas. Aí tem aquelas pessoas sobre as quais fiz um comentário na semana passada. Elas compartilham do pensamento segundo o qual “eu não faço vacina e isso é problema só meu”. Errado. Vacinando-se uma parte da população, a outra parte também estará protegida, pois o vírus terá menos condições de circular. Então quem é convocado a tomar uma vacina e não o faz, está deixando de colaborar com a saúde coletiva.
VACINAÇÃO III
De 10 a 12 de abril serão vacinadas crianças e gestantes; no período de 15 a 19 de abril receberão as vacinas crianças, gestantes e puérperas; e a partir do dia 22 de abril, todas as pessoas que integram os grupos prioritários podem se vacinar. A vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no posto de saúde do centro e, nas unidades dos bairros, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O Dia “D” de vacinação será dia 4 de maio, um sábado, quando os postos estarão abertos de manhã e a unidade central durante o dia todo.
LÍNGUA ALEMÃ
Duas escolas da cidade realizam programação especial sobre língua alemã nesta semana. Ambas são abertas ao público. Hoje é o Colégio Frederico Michaelsen, às 18h30, com venda de “Apfelstrudel” e “Bretzel”, bandinha típica, apresentação do Coral Tiro ao Alvo, concurso de leitura (gramatical e Hunsrükisch), o grupo de danças Freundschaftskreis, museu e exposição Goethe. Na quarta-feira será na Escola Padre Amstad, em Linha Imperial, com início às 19h. Haverá apresentação do Coral Stadtplatz e de corais locais, do grupo de danças Böhmerland, concurso de leitura, apresentações da escola e museu e exposição Goethe.
CULTIVO DE LÚPULO
Está sendo muito elogiada a iniciativa da Edelbrau de lançar uma cerveja artesanal (Edelbrau Bierlab #4) com lúpulo cultivado em Nova Petrópolis (no pátio ao lado da cervejaria). Mas é algo bem mais profundo que simplesmente cultivar lúpulo. A cervejaria resgatou a história de um austríaco que cultivou a planta em Nova Petrópolis na década de 1950. É um passo bastante significativo. Cabe a comparação com os municípios onde há produção de vinho. As vinícolas geralmente são abastecidas por uvas cultivadas em suas cercanias. Os belos parreirais também acabam sendo um atrativo para quem visita estes lugares. No caso das cervejas artesanais não há essa característica envolvendo a matéria prima. Mas a Edelbrau está começando a mudar isso. Parabéns!