Coluna Dois Irmãos
Quem serão os partidos e candidatos em 2020 em Dois Irmãos?
– Na última quinta, especulamos alguns nomes e algumas dobradinhas para a campanha de 2020 para prefeito e vice. Quem nos procurou foi o presidente do PDT, Dilair Quilim, para dizer que o PDT (que não foi citado na quinta) está no páreo.
– Quem também está na lista dos pré-candidatos a prefeito e não foi citado na quinta foi o Adão Borges dos Santos, que foi secretário da Fazenda. Ele é do PTB e está reconstruindo o partido e preparando-o para 2020.
– Afora isso, teremos nomes na majoritária do MDB, PP, PSB, PT e PSL. Quem mais?
– Ah, sobre o PSL, que nem existe hoje, deve ter candidato em 2020. Mas falaremos disso durante esta semana…
ADEUS
– Ontem tivemos a difícil tarefa de se despedir de Ricardo Boechat, o algoz dos corruptos, um dos únicos (espero que não seja o último) a realmente defender o povo. Ele é mais um que faz (e faria) a diferença no Brasil que morre tragicamente. Vocês já repararam nisso? É morte de carro, helicóptero, avião…
– No Brasil, é costume, só depois que morre é que vira santo. Mas nesta nossa fuga do monopólio da Globo/Gaúcha, confesso que há muitos anos “virei eclético”. Estava preferindo ouvir determinados jornalistas e programa (de vários canais, inclusive da Globo), não me prendendo a ouvir tudo só deste canal, sem ouvir nada daquele canal. E foi nesta, há alguns anos, que passei a ouvir diariamente o Boechat na rádio às 7h30.
– Por ironia do destino ou coincidência (será?) hoje ele fez comentário e criticou tudo e todos, (sendo da Band, usou a manchete de O Globo, inclusive) criticou as tragédias da Vale, do Flamengo, da Boate Kiss, do Vale do Itajaí, onde ninguém foi punido: “A impunidade é o que comanda as tragédias nacionais”.
– Eis três frases que é difícil não concordar. Ele falou sobre Brumadinho e o Flamengo, mas vale para todos os casos: “A culpa é da Vale, da fiscalização, do Legislativo (deputados) e da cumplicidade está no Judiciário, que pouco fez de Mariana para cá”.
– “Se tivesse punição significativa no campo penal contra executivos e fiscais corruptos, contra legisladores cúmplices e corruptos (políticos) não teríamos agora esta quantidade assombrosa de mortos”.
– “A tragédia com 10 meninos mortos no Ninho do Urubu, local que não tinha condições e nem fiscalização, adivinha por que? Por conta da burocracia”. Nem os bombeiros e nem a Prefeitura tinham condições de se “achar no meio de tanta ‘burrocracia’.
– Por fim, cobrou do Estado, Legislativo, Executivo e Judiciário (deputados, governantes, juízes e STF): “as três instâncias tem responsabilidade direta, você vê que ninguém pagou nada nestas tragédias, nem agentes públicos e nem os privados”.
– Por fim, vale a reflexão que ele mesmo fez: “Queremos continuar lidando com estas tragédias? Infelizmente, depois que a notícia sai das capas dos jornais, as tragédias caem no esquecimento”, ninguém é punido e nada é feito para mudar.
– A mensagem positiva do dia é do ator Reynaldo Gianecchini, que assina o prefácio do livro Propósito, de Prem Baba: “Sabemos que estamos alinhados com nosso propósito quando encontramos um motivo real para acordarmos e vivermos o dia com alegria”. E você, ainda se arrasta para acordar ou já tem bons motivos para iniciar muito bem o seu dia? Se ainda não, reflita no PPP: é preciso procurar seu propósito…