Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 24/01/2023
Nova Petrópolis
AUXÍLIO
A Prefeitura fixou em 130 reais o valor do auxílio dado para os estudantes de Nova Petrópolis que frequentam os cursos técnicos da Escola Bom Pastor. Esse auxílio vai ser dado mensalmente, de março até dezembro, quando é o ano letivo. É uma ajuda de custos, que beneficia tanto a Escola quanto os estudantes e o setor primário como um todo, já que garante a existência de mão de obra qualificada no futuro e talvez até a permanência de alguns jovens no campo.
BOA FAMA
A Escola Bom Pastor é uma das mais conceituadas na região. Tanto é que vem gente de longe para estudar nela. Isso em se tratando de cursos técnicos. Mas com os alunos mais novos isso também acontece. Talvez muitos nem acreditem, mas a boa fama da escola é tamanha que algumas famílias chegam ao extremo de se mudarem para perto da Linha Brasil, só para ganharem uma vaga no Bom Pastor para as suas crianças. É fato verídico. Uns anos atrás testemunhei pessoalmente uma história dessas.
RIACHUELO
Hoje de noite a localidade do Riachuelo receberá o projeto Fala Comunidade, a partir das 19h30, na antiga escola Castro Alves. No encontro, os moradores poderão levar demandas aos representantes da Administração Municipal e do Poder Legislativo de Nova Petrópolis.
ANTIGA ESCOLA
Tive a oportunidade de conhecer essa antiga escolha do Riachuelo mais ou menos um ano atrás, durante uma caminhada. Você fica meio pasmo ao ver um prédio público simplesmente sem uso. E isso não é exclusividade do Riachuelo. Vi situação semelhante na Linha Olinda, duas semanas atrás. Lá não é uma, mas duas escolas sem uso. Na Linha Brasil Fundos também tem uma. E outra na Pirajá. Essas são as que eu me lembro de ter visto desde que comecei a percorrer o interior a pé.
COMUNIDADES
A informação que eu tenho é que essas antigas escolas só se encontram em razoável conservação por estarem cedidas para as comunidades. Se não fosse isso, talvez os prédios talvez nem existissem mais. As comunidades ainda encontram uso para o que um dia eram salas de aula. É um fato que reforça um pouco essa questão da diminuição da população rural. Eu inclusive tenho curiosidade em ver o resultado final do Censo do IBGE para saber quantas pessoas continuam morando no interior de Nova Petrópolis. Só não sei se poderemos confiar nos números deles. Mas isso é outra história.