Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 01/02/2023
Nova Petrópolis
LÍNGUA TCHECA
A Prefeitura de Nova Petrópolis está com inscrições abertas, até o dia 27 de fevereiro, para o Curso de Cultura e Língua Tcheca. A formação é oferecida através de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, a Associação de Imigrantes da Boêmia e o Ministério Exterior da República Tcheca. Os interessados devem comparecer à Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva para realizar a inscrição.
CÔNSUL
Vale lembrar que em 2022 o cônsul da República Tcheca esteve em Nova Petrópolis, onde participou de uma inauguração. Foi inaugurado o Monumento em Homenagem aos Imigrantes da Boêmia, instalado junto ao Moinho e Serraria Hillebrand, em Linha Imperial. A República Tcheca de hoje corresponde ao território que antigamente era a Boêmia, de onde vieram muitas pessoas para Nova Petrópolis. Isso há aproximadamente 150 anos, mas a cultura trazida por eles permanece até hoje, como se percebe no próprio monumento e nas aulas de língua tcheca que são oferecidas.
LISTA
A Zero Hora publicou ontem uma lista dos nomes dos 105 gaúchos que estão presos ou usando tornozeleira eletrônica por causa dos atos de 8 de janeiro em Brasília. Passando os olhos por cima dos nomes não encontrei ninguém conhecido de Nova Petrópolis ou da região. Aquele certo nome, em torno do qual existe muita curiosidade, também não está nessa lista.
ASFALTO
Está pronto o trecho que faltava ser asfaltado entre Nova Petrópolis e Linha Nova. Foi uma obra extremamente rápida. A Prefeitura de Linha Nova pagou o asfalto com dinheiro próprio, que provavelmente já estava em caixa. Aí a velocidade do serviço é impressionante. É pagamento garantido assim que a obra fica pronta. Agora dá para ir de Nova Petrópolis até Feliz, passando por Linha Nova, andando só em estrada de asfalto. O próximo passo é ter ciclovia em todo esse trecho. Duas etapas já estão prontas. No lado de Linha Nova a ciclovia nova é um pouco diferente do que foi feito em Nova Petrópolis. Mas isso não importa tanto. O principal é que os ciclistas tenham o seu espaço.
CHUVA
Um assinante do Diário corrigiu os meus números referentes à chuva. Segundo as medições dele, já são mais de 120 milímetros em janeiro e na segunda-feira choveu 30. Como esse leitor mora aqui no Centro e faz a leitura manualmente, provavelmente os números dele estão mais certos que os meus, que são de um pluviômetro automático. O mais importante é que essa semana está sendo de boas chuvas.