Colunistas
Raul Petry – 01-05-22
TERCEIRIZAÇÃO
<10>O Mais Vida está enfrentando problemas de atendimento da demanda principalmente em segundas-feiras, quando a demanda é muito alta. A Prefeitura está enfrentando problemas com a empresa terceirizada, cujos médicos não chegam na hora, o que atrasa ainda mais o atendimento. O Mais Vida abre apenas as 9 horas. Uma das hipóteses levantadas é em segundas-feiras abrir mais cedo para dar conta da demanda. E colocar neste dia mais médicos para as pessoas não precisarem esperar muito pela consulta. De resto está tranquilo.
MDB
O MDB realizou convenções partidárias em todo o Estado no dia de ontem para a escolha do candidato a governador. Aqui em Ivoti o partido minguou muito. Outrora o maior de Ivoti, não é mais nem sombra do que já foi. Na Câmara Municipal, Marli Heinle Gehm é a única representante do MDB ainda. O partido já tinha quatro vereadores, elegeu o prefeito Paulo Buchmann em 1992. Hoje sobra muito pouco da antiga pujança do partido. No país poucas vezes assumiu. Aqui no Estado até que as coisas mudam de figura, pois emplacou Sartori e Rigotto nas últimas legislaturas.
GARANTI
<10>A Prefeitura de Ivoti disponibilizou 300 mil em garantias para que pequenas empresas tomem emprestado valores para enfrentar o pós-Covid. A Câmara Municipal aprovou o projeto, que é uma parceria do município com este projeto do governo do Estado. Pelas explicações que foram dadas o programa é bom, não tem as amarras que geralmente engessam a destinação de recursos para empresas em dificuldades.
COMENTÁRIOS
O que ganhou espaço nas conversas entre todas as pessoas é a questão das tendas do Núcleo de Casas de Enxaimel. Muito em função do grande movimento que teve no Núcleo no último domingo, com milhares de pessoas circulando por lá sábado e domingo e as tendas fechadas. Acho que deu o modelo em vigor. Ele podia funcionar em outra época, há 20 anos, quando nem se imaginava que o Núcleo ganhasse a relevância que ganhou hoje. As pessoas que vem para cá supõem que vão encontrar os mais diversos produtos para comprar. Chegando aqui, estava tudo fechado. Foi a pá de cal. Agora começa um movimento de resolver isso, mudar esse modelo. Ninguém pode ter a autoridade de sentar em cima de um espaço público e fazer com ele o que quiser. Não quer fazer uso, tudo bem. Libera para outro. O problema da Associação é o fato de se ter criado um cartório, um espaço dentro do espaço público, onde ninguém pode mexer. Deve ter regras e todos tem que cumprir as regras.
LUZ
Ainda falando da Rua Tuiuti, aquele trecho que dá lá na RS-865 indo por trás a partir do Núcleo. O problema daquele trecho não é só a falta de pavimentação. Também é a falta de luz. O trecho é escuro e não está iluminado. Portanto, não é só poeira que as pessoas enfrentam. Elas também enfrentam a escuridão no local. Não sei se tem explicação aquele trecho ainda não ter iluminação pública.