Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 01/06/2023

01/06/2023 - 07h39min

Panela de Pressão

PROBLEMA
É claro que pegou mal o episódio de importunação sexual cometido por Ximbu no último fim de semana. O pior é que tem testemunhas que viram o episódio, embora a palavra da vítima nestes casos tem peso maior. É claro que Ximbu, por ser provavelmente primário, não vai pegar cadeia, mas o problema maior é outro. Ele é funcionário da Prefeitura há cerca de 20 anos e pode botar tudo por água abaixo. O Município já abriu sindicância para apurar os fatos e se o parecer for pela exoneração do seu cargo, Ximbu vai perder tudo que conquistou em termos de direitos trabalhistas e vai pro olho da rua. Este é o problema maior que vai trazer sérias consequências pra ele. Afora o detalhe de ter ficado muito conhecido o fato e que vai criar situações de constrangimento para ele a partir de agora. Sinceramente, não sei se está trabalhando, ele deve ter sido afastado de suas funções.
MADURO
Uma das narrativas dos contrários ao ex-presidente Bolsonario foi de que se tratava de um fascista, ditador e coisa e tal, embora nunca tenha feito nada perto disso, tanto que foi deputado por 27 anos. Quem é tudo isso e muito mais é o presidente e ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, que foi recebido pelo governo brasileiro com pompa e circunstância. Entre os afagos, o nosso presidente disse que a Venezuela se tratava de uma democracia e que Maduro tinha sido eleito pelo voto popular. kkkkkk. Em Dois Irmãos, segundo consta, tem 400 venezuelanos trabalhando. Aqui em Ivoti são menos, mas muitos. Três trabalham aqui com nós, quatro na Madeireira Morada do Sol. Enfim, são centenas de venezuelanos que literalmente abandonaram o país para não morrer de fome.
ENGENHEIRO
Em Esteio, um cliente nosso contou que tinha um venezuelano trabalhando com eles cujo drama é terrível. Começou aqui no Brasil trabalhando de auxiliar de pedreiro. Na Venezuela tinha casa própria, sítio, dois carros, filhos em escola particular e ficou só com a roupa do corpo no tempo em que o bolívar, moeda local, era encontrada na rua e ninguém se dignava a se abaixo para ajuntar porque não valia nada. Recomeçou do zero uma nova vida aqui. Simplesmente destruíram o país que já foi o mais rico do continente sul-americano. Sem falar no fato de ter a maior reserva de petróleo do mundo. Olha onde estão nos metendo!
DÓLAR
Na Venezuela não existe mais o bolívar, moeda local. Em 2018/2019, quando para comprar um rolo de papel higiênico era necessário um saco de dinheiro, o governo se viu obrigado a permitir a dolarização de toda a economia. Hoje tudo é comprado e vendido em dólar. O bolívar virou peça de museu. Tem que rir pra não chorar!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.